Daily News – Acomodação Pontual

"Doing well with money has a little to do with how smart you are and a lot to do with how you behave."

 

- The Psychology of Money

 

A manhã está sendo de recuperação dos ativos de risco, com alta das bolsas globais. Destaque para novas medidas de alívio monetário na China, com queda de uma de suas taxas de juros:

 

Interessante observar como a China parece estar em um ciclo cerca de 6 a 12 meses a frente do ciclo econômico do Ocidente, já em um processo de alívio de suas condições financeiras. Isso tem ajudado, no relativo, seus mercados a apresentarem desempenho menos negativo, mesmo diante de um quadro econômico ainda desafiador.


 

Continuamos em um ambiente bastante desafiador para o mercado de renda fixa dos países emergentes. O fluxo para esta classe segue bastante negativo:



 

O PPI na Alemanha atingiu o histórico patamar de 33% YoY, mostrando que a inflação ainda é o principal tema de mercado e um dos maiores entraves para os ativos de risco no cenário atual:

 


No Brasil, pesquisa Exame mostra um segundo turno muito mais concorrido na corrida eleitoral para presidente: https://exame.com/brasil/pesquisa-eleitoral-lula-tem-46-e-bolsonaro-39-em-um-segundo-turno/.

 

Há uma enorme agenda local interna sendo tocado no Congresso neste curto-prazo, muitas com impactos negativos no âmbito fiscal, mas outras que seriam muito mais positivas, como a privatização da Eletrobrás.

 

Em termos de impacto para os mercados, acredito que o cenário externo continuará ditando a dinâmica dos próximos 3 a 4 meses, até que a corrida eleitoral ganhe maior impulso.

 

*As análises e opiniões são pessoais e não representam, necessariamente, uma visão institucional.

 

Dan H. Kawa

CIO TAG Investimentos

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Juros Brasil

Daily News – Brasil: Para o Alto e Avante – Parte II

Daily News – Brasil: Para o Alto e Avante?