Daily News – Bear Market?

Na quinta-feira os ativos de risco devolveram toda a recuperação verificada no dia anterior. Eu já havia alertado que o movimento de quarta-feira me pareceu muito mais técnico e pontual, do que fundamental e estrutura. Fui bem claro neste ponto, aqui: https://twitter.com/DanKawa2/status/1521944712952877056?s=20&t=ZNJ4AJU5DXshKQ5nrSRy0g.

 

A dinâmica do mercado, infelizmente, se parece muito com uma dinâmica de “bear market”. Uma tendência de queda, com volatilidade alta e reversões pontuais e muito técnicas no “intraday”, sem que haja mudança de cenário ou fundamentos.

 

Teremos que conviver com este cenário e nos preparar para muita volatilidade e incerteza, sabendo que em ambientes como esse, é extremamente difícil a navegação.

 

Continuamos a ver um cenário de alta de preço de petróleo e gás natural, em um ambiente de pressão nas bolsas e cryptos, além de um dólar forte e taxas de juros mais elevadas. Não há mudança neste cenário e nesta dinâmica.

 

Ontem divulgamos nossa carta mensal, onde tratamos mais a fundo sobre estes temas: https://www.linkedin.com/posts/dan-kawa-78361130_carta-mensal-abril-2022-activity-6928046788423610369-DGA0?utm_source=linkedin_share&utm_medium=member_desktop_web.

 

Interessante observar que, a despeito do indicador de sentimento do AAII apresentar um mercado muito pessimista, a mesma pesquisa mostra um mercado ainda bastante alocado em ações:

 


A produção industrial da Alemanha caiu 3,9% MoM e -3,5% YoY em março, muito abaixo das expectativas de queda de 1,3% MoM. O número se soma a outros sinais preocupantes de crescimento na Europa e aumenta o sinal de alerta em relação ao crescimento global:

 


O Brasil segue refém deste cenário internacional. Destaque para a tentativa do governo de atrair capital internacional ao país: https://valor.globo.com/financas/noticia/2022/05/05/governo-quer-isentar-de-imposto-de-renda-os-investimentos-em-renda-fixa-corporativa.ghtml.

 

*As análises e opiniões são pessoais e não representam, necessariamente, uma visão institucional.

 

Dan H. Kawa

CIO TAG Investimentos

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

China: Tudo que você precisa saber!

Daily News – A Espera da Inflação (e de um milagre?)

Daily News – Os Riscos do Oriente