Daily News – Estagflação?

Na sexta-feira, as bolsas norte americanas apresentaram um dos dias de pior desempenho dos últimos anos, o que acabou encerrando o mês e abril como um dos meses de maior queda desde a crise de 2008: https://twitter.com/DanKawa2/status/1520145258167873537?s=20&t=jnaHoAyYUpbYzgZlKfsghQ.

 

As bolsas norte americanas estão apresentando recuperação essa manhã, mas com os sinais de fragilidade ainda evidentes. O destaque fica por conta da pressão no mercado de commodities, após os fracos números de PMI na China no final de semana: https://twitter.com/DanKawa2/status/1520388028388290562?s=20&t=jnaHoAyYUpbYzgZlKfsghQ.

 

O mercado está saindo da narrativa da inflação alta para a narrativa da “Estagflação”, algo que vinha alertando que poderia ocorrer há alguns meses. Acredito que está narrativa só será superada ou com dados econômicos que apontem em outra direção, ou quando os preços e posição técnica estiverem devidamente ajustados.

 

No Brasil, o domingo foi marcado pelas manifestações de “1 de Maio”. As imagens dos eventos levam a crer que os eventos organizados pela direita e por Bolsonaro foram maiores do que aqueles organizados por Lula e pela esquerda.

 

Os índices de condições financeiras estão apertando ao redor do mundo, exceto na China. Contudo, continuam em patamar historicamente expansionistas. Na média, aperto de condições financeiras não costuma ser positivo para ativos emergentes:

 



O preço de fertilizantes segue em alta parabólica, se colocando como um grande desafia à economia global nos próximos meses:

 


*As análises e opiniões são pessoais e não representam, necessariamente, uma visão institucional.

 

Dan H. Kawa

CIO TAG Investimentos

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Juros Brasil

Daily News – Brasil: Para o Alto e Avante – Parte II

Daily News – Brasil: Para o Alto e Avante?