Daily News – Sentimento, Crescimento e Juros

Estamos iniciando a semana com um tom mais positivo nos mercados. As bolsas e as commodities operam em alta, mas o destaque fica para o movimento mais relevante de dólar mais fraco no mundo, puxado por declarações de política monetária mais duras da Europa (detalhes abaixo).

 

Eu sigo com visão estrutural negativa, mas entendo que teremos “bear market rallies” pontuais, que podem ser rápidos e acentuados, devido ao excesso de sentimento negativo no mercado. Meu viés está para adicionar proteções caso a volatilidade caia e os mercados apresentem alguma recuperação:



 

Em discurso no Japão, Biden declarou que defenderia Taiwan militarmente no caso de uma agressão da China.

 

Na Coreia do Sul, um dos termômetros mais importantes para o crescimento global, devido a abertura de sua economia, há evidentes sinais de desaceleração na economia mundial:

 


Na Alemanha, o IFO – um dos principais indicadores de confiança de toda a Europa – ficou acima das expectativas, mas em patamar historicamente deprimido:

 



Nos últimos dias, o Banco Central da Europa vem aumentando o tom de sua sinalização em relação a aceleração do processo de normalização monetária na região, com alta de juros, fim do QE e posterior redução de seu balanço:

 


Na China, a situação da pandemia segue delicada, com o Governo adotando medidas adicionais de contenção, especialmente em Beijing.

 

No Brasil, há uma intensa agenda sendo discutida no Congresso com intuito de aliviar o impacto da inflação na sociedade. Para o mercado, será relevante entender o impacto em cada classe de ativo, assim como na estrutura das contas públicas. Os ativos locais tem estado reféns do cenário internacional.

 

*As análises e opiniões são pessoais e não representam, necessariamente, uma visão institucional.

 

Dan H. Kawa

CIO TAG Investimentos

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Juros Brasil

Daily News – Brasil: Para o Alto e Avante – Parte II

Daily News – Brasil: Para o Alto e Avante?