Daily News – A saga dos bancos centrais.

Os mercados internacionais aguardam a decisão de política monetária do Fed, enquanto no Brasil as atenções estão voltadas aos passos que serão dados pelo nosso banco central.

 

Nos EUA, espero que o Fed eleve a taxa de juros em 50bps, sinalize para novas altas de juros, mas mantenha a porta aberta para a velocidade que este ajuste será feito. A redução do balanço também pode ser anunciada e efetivada nos próximos meses.

 

Para o mercado, será importante ter visibilidade em relação a visão do Fed em torno do “trade off” entre a inflação alta e alguns sinais de desaceleração econômica. Acredito que, no curto-prazo, e diante de indicadores ainda robustos de mercado de trabalho, a inflação ainda é um problema maior e precisa ser endereçado de maneira mais contundente.

 

O mercado já precifica juros a 3% no começo de 2023. Assim, a barra para o Fed surpreender de maneira mais dura está cada vez mais elevada.

 

No Brasil, uma alta de 100bps já é esperada. A dúvida fica para os próximos passos de política monetária. Creio que o BCB deixará a porta aberta e se dará flexibilidade neste sentido, diante das surpresas ainda negativas de inflação.

 

A Índia anunciou uma alta inesperada em sua taxa de juros. A bolsa do país, uma das mais caras do mundo em termos de múltiplos e valuation, cai cerca de 2,5% após a decisão inesperada.

 

A situação em Beijing continua grave e a China segue anunciando medidas mais duras de restrição na cidade.

 

Na Área do Euro as vendas no varejo de março ficaram abaixo das expectativas, com queda de 0,4% MoM. O impacto da guerra na Ucrânia começará a ser sentido nos dados de agora em diante:

 


*As análises e opiniões são pessoais e não representam, necessariamente, uma visão institucional.

 

Dan H. Kawa

CIO TAG Investimentos

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Juros Brasil

Daily News – Brasil: Para o Alto e Avante – Parte II

Daily News – Um Risco de Cauda Positivo?