Daily News – China: O pior ficou para trás

Os mercados na Ásia tiveram mais um dia de dinâmica positiva. Desta vez, puxados por uma melhora no PMI de maio na China. A despeito de ainda em patamar contracionista, o número ficou acima das expectativas e mostrando recuperação em relação ao mês anterior:

 



Há uma perspectiva mais positiva de reabertura da economia, que deverá ocorrer ao mesmo tempo em que o governo adota medidas mais proativas e agressivas de suporte ao crescimento. Se, por um lado, ainda estamos longe de uma estabilização completa, por outro lado, me parece que o pior pode ter ficado para trás.

 

Na Área do Euro o CPI e o Core CPI ficaram acima das expectativas do mercado, mostrando que a inflação ainda é um problema real ao redor do mundo e o principal tema a ser endereçado nos próximos meses:

 


A Europa anunciou um embargo ao petróleo russo, o que levou a mais uma rodada de alta no preço da commodity, colocando ainda mais pressão altistas no cenário de inflação do mundo.

 

No Brasil, as eleições parecem começar a ser consideradas pelos investidores. As recentes pesquisas mostrando avanço da oposição nas pesquisas, em especial ontem, levaram a uma deterioração dos ativos locais. Destaque para queda da bolsa, em especial as estatais, e para a alta do dólar.

 

A despeito da melhora nas perspectivas para o crescimento da China, a inflação no mundo ainda é a “grande espada” na cabeça do mercado.

 

*As análises e opiniões são pessoais e não representam, necessariamente, uma visão institucional.

 

Dan H. Kawa

CIO TAG Investimentos

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Juros Brasil

Daily News – Brasil: Para o Alto e Avante – Parte II

Daily News – Brasil: Para o Alto e Avante?