Daily News – No News is Bad News!

Os ativos de risco continuam com uma volatilidade extremamente elevada. Contudo, os sinais de fragilidade continuam. A Treasury de 10 anos atingiu o patamar de 3%, enquanto as bolsas, commodities e cryptos seguem pressionadas.

 

Além da tese da “Inflação”, o mercado parece ter entrado em um estágio de maior alerta, com sinais claros de desaceleração da economia global. A tese de “Estagflação” – muito mais perigosa para os mercados – parece ter entrado no radar definitivamente.

 

O PMI global mostra claros sinais de arrefecimento do crescimento:

 


Ontem comentei sobre o PMI dos EUA, aqui: https://twitter.com/DanKawa2/status/1521130659451965440?s=20&t=hspymLghkNU7NCXQzMbwbg.

 

Na Área do Euro, o PPI (inflação ao produtor) voltou a superar as expectativas do mercado, com alta de 5,3% MoM e 36,8% YoY.

 

Na China, após o lockdown de Shangai, agora é a vez de Beijing anunciar novas medidas de restrição social, como o cancelamento das aulas escolares presenciais por tempo mais prologado.

 

O excesso de pessimismo nos indicadores de sentimento de curtíssimo-prazo pode causar altas rápidas e acentuadas dos mercados, como vimos no S&P500 na tarde de ontem, onde um movimento de cerca de 100pts levou o mercado de uma queda de 1,7% para um fechamento em alta:

 


Os ativos no Brasil estão operando a reboque deste contexto internacional. A diferença do momento atual para o começo do ano, em que os ativos locais tiveram desempenho relativo mais positivo são os sinais de desaceleração do crescimento global e a pressão no mercado de commodities, que afetam nossa estrutura econômica de maneira maior.

 

*As análises e opiniões são pessoais e não representam, necessariamente, uma visão institucional.

 

Dan H. Kawa

CIO TAG Investimentos

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Juros Brasil

Daily News – Brasil: Para o Alto e Avante – Parte II

Por que o Ibovespa sobe tanto hoje?