Daily News – Ruídos negativos do Oriente

Os ativos de risco estão abrindo o dia em tom negativo, após uma dinâmica ruim das bolsas da Ásia durante a noite. Enquanto os índices nos EUA seguem firmes, em muito sustentados por uma temporada de resultados corporativos positiva até o momento, há novos ruídos provenientes da China.

 

Durante a noite, uma reunião dos reguladores com o setor imobiliário mostrou (segundo “fontes”) que há outras empresas que pretendem pedir alongamento ou reestruturação de suas dívidas, confirmando um momento de fragilidade do setor, com consequências negativas à economia.

 

Nos EUA, há uma proposta de taxação para “bilionários” que pode entrar no pacote de infraestrutura. A taxação iria afetar a marcação a mercado de ganhos em alguns ativos de investimento: https://www.bloomberg.com/news/articles/2021-10-27/democrats-detail-billionaire-tax-to-fund-biden-spending-plan.

 

Se isso for confirmado pode, eventualmente, gerar algum movimento de vendas de ativos antecipada para evitar a posterior taxação.

 

THE BILLIONAIRE'S TAX WOULD APPLY A CAPITAL GAINS RATE OF 23.8% ON TRADABLE ASSETS SUCH AS STOCKS – AIDES

 

THE BILLIONAIRE'S TAX WOULD TARGET AROUND 700 TAXPAYERS WITH MORE THAN $1 BILLION IN ASSETS OR $100 MILLION IN ANNUAL INCOME FOR THREE YEARS IN A ROW – STATEMENT

 

No Brasil, o Congresso tenta agora emplacar mais mudanças (e negativas) para a PEC em tramitação na Casa: https://valor.globo.com/politica/noticia/2021/10/26/congresso-estuda-fundo-eleitoral-de-r-5-bi-e-incluir-emendas-de-r-16-bi-na-pec-dos-precatrios.ghtml.

 

O IPCA-15 divulgado ontem trouxe a confirmação de um cenário desafiador para autoridade monetária e levou a o mercado a precificar uma alta ainda mais agressiva da Selic na reunião do Copom de hoje: https://twitter.com/DanKawa2/status/1452970117806047233?s=20.

 

Espero uma alta de 150bps na Taxa Selic hoje, com a sinalização de um ciclo de alta mais rápido e com uma taxa de juros terminais mais elevada. Não me surpreenderia se o BCB optasse por uma estratégia ainda mais agressiva, acelerando o processo de alta de juros.

 

Os juros de 2 anos nos EUA continuam sua escalada altista:



 

A medida que as expectativas de inflação sobem no país. O Fed vem sinalizando que uma desancoragem nas expectativas de inflação, somadas a uma inflação corrente alta em 2022, podem leva-lo a agir de maneira mais tempestiva (ou seja, com alta de juros):



 

Na Alemanha, o PPI atingiu 17.7% YoY, dentro das expectativas do mercado:


 


*As análises e opiniões são pessoais e não representam, necessariamente, uma visão institucional.

 

Dan H. Kawa

CIO TAG Investimentos

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Juros Brasil

Daily News – Brasil: Para o Alto e Avante – Parte II

Daily News – Brasil: Para o Alto e Avante?