Daily News – Melhora na dinâmica de mercado

Os ativos de risco estão apresentando recuperação, em especial, o mercado de ações globais. A despeito de alguns dos problemas estruturais que assolam o mercado estarem longe de serem endereçados, é notável e melhora de dinâmica (especialmente das bolsas) nas últimas 24 horas.

 

Em meu artigo para o Estadão divulgado ontem discorri sobre os principais desafios do cenário: https://einvestidor.estadao.com.br/colunas/dan-kawa/economica-desaceleracao-novo-desafio-global/?utm_source=twitter&utm_medium=organic&utm_campaign=economia&utm_content=coluna.

 

Em relação ao cenário, alguns pontos estão ajudando o bom desempenho dos ativos de risco, como:

 

- Possível solução do impasse do Teto de Gastos dos EUA

- Alívio no preço de energia após a Rússia anunciar que irá elevar a oferta da commodity

- Dados econômicos positivos nos EUA (ADP Employment)

- Ausência de notícias provenientes da China (“No news is good News?”).

 

De forma geral, contudo, ainda vejo um cenário econômico desafiador, que deverá manter os mercados com elevada volatilidade. Vale lembrar que “volatilidade” atua para os dois lados, na alta e na queda, e momentos de forte alta do mercado são normais nesses períodos.

 

Ainda vejo enormes desafios para o cenário dos próximos 3 a 6 meses, como:

 

- Inflação alta no mundo

- Normalização monetária e retirada de estímulos

- Acomodação do crescimento

- Mercado imobiliário e de crédito na China

- Crise energética

 

Não descarto passarmos um tempo (semanas ou meses) sem tendências claras nos ativos de risco, com os mercados respeitando “bandas” relativamente largos, com alta volatilidade e sem muitos movimentos direcionais.

 

Sigo com viés negativo para o cenário, mas com um olhar mais positivo com a recente dinâmica de mercado, talvez ajudada por uma melhora no quadro técnico e em alguns valutions:




No Brasil, as vendas no varejo divulgadas ontem ficaram muito abaixo das expectativas. Os indicadores de alta frequência apontam para nova acomodação do crescimento em setembro:




 

Desenha-se um cenário mais desafiador para o país neste segundo semestre do ano, com inflação alta, juros mais elevados e evidente deterioração no cenário de crescimento. Por outro lado, os ativos locais parecem já ter precificado uma parte relevante desta piora de cenário.





 

No campo político, a fusão do DEM e do PSL traz à tona uma possível candidatura de Sergio Moro, em chapa formada com Mandetta. O cenário eleitoral é fluido e ainda há muita “água para rolar” até as eleições.

 

Na Alemanha, a produção industrial apresentou queda de 4% MoM em agosto, muito acima das expectativas de queda de 0,5% MoM. Os dados de agosto estão se mostrando extremamente fracos no em agosto, o que merece algum aprofundamento de análise.

 

*As análises e opiniões são pessoais e não representam, necessariamente, uma visão institucional.

 

Dan H. Kawa

CIO TAG Investimentos 

Comentários

  1. Interessante, Meu aplicativo NellBux também pagamos bem com rentabilidade de até 2% ao Mês e ainda tem programa de afiliados CPC e CPM

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Juros Brasil

Daily News – Brasil: Para o Alto e Avante – Parte II

Daily News – Brasil: Para o Alto e Avante?