Daily News – Aversão a Risco: Crise energética se acentua

Os ativos de risco estão abrindo o dia com clara aversão a risco (bolsas e commodities em queda e dólar forte). Interessante notar, contudo, que as taxas de juros no mundo desenvolvido se mostram mais firmes, abrindo levemente taxas, assim como as Cryptos estão apresentando dinâmica positiva em meio à turbulência externa.

 

Na carta mensal de setembro discorremos mais a fundo sobre este pano de fundo mais negativo de curto-prazo, assim como falamos de nossa redução nas alocações de ações internacionais: https://www.taginvest.com.br/arquivos/carta-mensal-setembro-2021.pdf.

 

Seguimos sem solução ou endereçamento dos principais desafios que afligem o mercado neste momento, como: crise energética (China e Europa), crise de crédito e no mercado imobiliário na China, alta da inflação global, normalização monetária nas principais economia do mundo.

 

Em relação a crise energética, o Gás Natura sobe 40% no dia no Reino Unido. Os estoques estão perigosamente baixos e o “ESG” acabou trazendo um período longo de baixo investimento neste setor:





 

Um aumento nesta velocidade e magnitude do Gás Natural (além de petróleo e derivados) é um enorme choque de oferta na economia, reduzindo rendimento real, afetando o poder de compra, que leva a uma inflação mais alta e um crescimento mais baixo do mundo. Um dos piores cenário possíveis para uma economia.

 

Neste momento, tenho baixa visibilidade de como isso será endereçado e qual será a duração deste choque.

 

Ontem comentei sobre a divulgação do ISM Non-Manufacturing nos EUA, um dos indicadores de crescimento/confiança mais importantes e “onlines” da economia: https://twitter.com/DanKawa2/status/1445389212954644485?s=20.

 

Nessa linha, o PMI global mostra tendência na mesma direção: Acomodação do crescimento, aumento do custo (redução de margens para as empresas) e problemas de distribuição na cadeias produtiva:




Atenção precisa ser dada aos sinais mais negativos de crescimento no Brasil: https://twitter.com/DanKawa2/status/1445517913897648134?s=20.

 

Na Europa, as vendas no varejo de agosto apresentaram alta de 0.3% MoM, abaixo das expectativas do mercado de 0.8% MoM. Há sinais de desaceleração do crescimento, que seriam normais após a recuperação da pandemia, mas que ganham um tom mais negativo em meio ao pano de fundo de uma crescente crise de energia:




Na Alemanha, o Factory Orders apresentou queda de 7.7% em agosto, muito abaixo das expectativas do mercado:

 

No Brasil, estamos entrando neste ambiente em situação bastante delicada e frágil, o que manterá nossos ativos bastante sensíveis a deterioração internacional.

 

Ontem, o novo Marco das Ferrovias foi aprovado pelo Senado.

 

*As análises e opiniões são pessoais e não representam, necessariamente, uma visão institucional.

 

Dan H. Kawa

CIO TAG Investimentos

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Juros Brasil

Daily News – Brasil: Para o Alto e Avante – Parte II

Daily News – Brasil: Para o Alto e Avante?