Daily News – Risk-On!

Os ativos de risco estão operando em tom de otimismo, com bolsas, commodities e cryptos em alta, dólar fraco e taxas de juros relativamente estáveis. Há uma evidente melhora na dinâmica dos mercados financeiros globais desde a segunda metade da semana passada.

 

A posição técnica do mercado, segundo dados da Goldman Sachs, mostra os Hedge-Funds longe de suas máximas de alocação e alavancagem, mas com algum fluxo positivo nos últimos dias:



Segundo pesquisa da Merrill Lynch, uma das mais respeitadas pesquisas de posição técnica do mercado:

 

CASH HOLDINGS SPIKE TO A 12-MONTH PEAK, ALLOCATION TO BONDS FALLS TO AN ALL-TIME LOW, WHILE ALLOCATION TO STOCKS REMAINS HIGH - BOFA FUND MANAGER SURVEY

 

MAJORITY THINKS INFLATION IS TRANSITORY AT 69% WHILE 38% SAY INFLATION IS PERMANENT

 

No Brasil, contudo, o cenário local continua, de certa forma, bastante turvo. Há enorme pressão da classe política por mais gastos públicos, pela extensão do Auxílio Emergencial e por medida que “furem” o Teto dos Gastos.

 

Além disso, na noite de ontem, o Presidente da Câmara voltou a criticar o Executivo e sua condução da agenda econômica. Diante da alta do Dólar, o BC anunciou uma intervenção no mercado à vista de câmbio. Comentei sobre isso aqui: https://twitter.com/DanKawa2/status/1450250232101580812?s=20.

 

A incerteza fiscal, os sinais erráticos do Executivo/Congresso, a inflação alta e a Selic "errada", além de perspectivas de desaceleração do crescimento estão atuando de forma a pressionar negativamente nossa moda.

 

Além disso, há uma clara mudança de cenário internacional, com aumento de taxa de juros nas economias desenvolvidas e menor crescimento da China, maior consumidor de nossas principais commodities. Apenas a equalização desses vetores será capaz de reverter a dinâmica de depreciação cambial.

 

A atuação do BCB irá suavizar este movimento e evitar disfuncionalidade do mercado, apenas.

 

Voltando ao cenário internacional, a inflação continua a ser um tema que merece atenção e acompanhamento redobrado nos próximos meses:



 

Enquanto a crise energética ainda não parece ter sido totalmente equacionada ao redor do mundo:

 



*As análises e opiniões são pessoais e não representam, necessariamente, uma visão institucional.

 

Dan H. Kawa

CIO TAG Investimentos

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Juros Brasil

Daily News – Brasil: Para o Alto e Avante – Parte II

Daily News – Brasil: Para o Alto e Avante?