Daily News – Lucros, Inflação, Crescimento & Juros.

A manhã está sendo de queda das bolsas, dólar forte e abertura de taxa de juros. Destaque para os resultados de Amazon e Apple no fechamento do mercado de ontem e queda na ordem de 4% e suas ações no “after-market”. As empresas citaram problemas de logística, matéria prima e preço como obstáculos para vendas maiores.

 

O destaque da semana fica por conta do enorme movimento de “fattening” das curvas de juros globais, com forte abertura de taxas curtas, especialmente nos países desenvolvidos. O mercado passa a precificar a necessidade de aceleração do processo de alta de juros no mundo, mas isso levaria uma desaceleração da atividade e posterior corte de juros “mais à frente”.

 

No Brasil, resultado muito forte de Petrobras e de Vale que devem contrabalancear as declarações de Bolsonaro em relação a Petro não precisar “dar tanto lucro”. De qualquer forma, o cenário local segue bastante incerto, desafiador e negativo.

 

Após a decisão do Copom (vide aqui: https://mercadosglobais.blogspot.com/2021/10/daily-news-juros-locais-e-globais.html), a quinta-feira foi de forte queda da bolsa e alta do dólar. No mercado de juros, “bear flattening”, com a parte curta da curva abrindo mais de 100bps.

 

Além do pano de fundo macro, acredito que o movimento do mercado mostra uma clara perda de confiança no BCB, que vem (a luz das intepretações do mercado) atrás da curva no processo de alta de juros e deveria ter explicitado um tom mais duro em seu comunicado após a decisão de alta de 150bps na Taxa Selic.

 

Na China, os indicadores de alta frequência continuam mostrando um ambiente de crescimento pressionado:




 

Há sinais de uma nova onda pandêmica no país, que já está levando a medidas de prevenção. Como a China ainda adota uma política de “Covid Zero”, poderemos observar novos “lockdowns” pontuais e localizados, com evidentes impactos negativos sobre a atividade econômica:

 




Nos mercados emergentes, observamos a primeira semana de fluxo de saída de recursos de fundos dedicados a ativos de renda fixa emergente desde setembro:



 

Na Área do Euro, a inflação ficou muito acima das expectativas, confirmando um cenário altista para os preços globais:




 

Na Espanha o PIB do 3Q ficou bem abaixo das expectativas do mercado:

 

* PRELIM 3Q GDP RISES 2% Q/Q; EST. +2.9%

*SPAIN PRELIM 3Q GDP RISES 2.7% Y/Y; EST. +3.9%


 


*As análises e opiniões são pessoais e não representam, necessariamente, uma visão institucional.

 

Dan H. Kawa

CIO TAG Investimentos

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Juros Brasil

Daily News – Brasil: Para o Alto e Avante – Parte II

Por que o Ibovespa sobe tanto hoje?