Daily News – Sinais Negativos da Ásia

A noite foi de forte queda das bolsas da Ásia, com os índices caindo entre 2% e 2,5%. Isso está colocando alguma pressão nos índices futuros americanos essa manhã, assim como nas bolsas da Europa, a despeito de um dólar fraco no mundo, commodities com movimentos mistos e uma leve abertura de taxa de juros no mundo desenvolvido.

 

Ontem fiz uma análise mais abrangente sobre os mercados e minhas perspectivas: https://twitter.com/DanKawa2/status/1444776654417629186?s=20.

 

Não há sinais de alívio na crise energético global, que continua afetando a Europa e a China de maneira mais intensa. O preço do Carvão no mercado futuro segue em trajetória parabolicamente altista:




 

O final de ano festivo deve ser marcado por um enorme desabastecimento global de mercadorias, fruto da quebra da cadeia produtiva devido a pandemia e, agora, com a crise de energia mais aguda, especialmente na China:

 



Além da crise de energia, a inflação continua na pauta de curto-prazo do mercado e não devemos ter uma visibilidade maior em relação a este tema no curto-prazo:




 

Na China, a saga da Evergrande continua, sem que tenhamos, ainda, uma solução e o caminho que será seguido pelo regulador: https://www.scmp.com/business/companies/article/3150913/chinas-local-authorities-take-hard-look-evergrandes-projects.

 

No Brasil, destaque para a melhora das chuvas, especialmente no Sul do país, que deve aliviar um pouco a crise hídrica.

 

Sobre o Pandora Papers, comentei no primeiro link deste texto.

 

*As análises e opiniões são pessoais e não representam, necessariamente, uma visão institucional.

 

Dan H. Kawa

CIO TAG Investimentos

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Juros Brasil

Daily News – Brasil: Para o Alto e Avante – Parte II

Daily News – Brasil: Para o Alto e Avante?