Daily News – “Estou voltando para casa, outra vez...”

Sempre que retorno de férias, mesmo que apenas por alguns poucos dias, tenho o enorme desafio de tentar entender os desenvolvimentos desses dias de maneira resumida em meu raciocínio e como isso pode ter afetado o cenário. Aqui vai mais uma desta tentativa:

 

EUA – Resultados Corporativos – Setor Financeiro com resultados trimestrais bastante positivos, o que acabou dando suporte ao movimento positivo dos índices de bolsa no país. Opinião: Há oportunidades no mercado de ações americanos, após alguns setores passarem por correções não desprezíveis. Contudo, olhando o mercado como um todo, ainda há sinais de exagero, com alguns setores e ações com valuations “esticados” e posição técnica que merece atenção.

 

EUA – Fed - As Minutas do FOMC, somadas a dados positivos de crescimento (Vendas no Varejo) e uma inflação (Core CPI) com indicadores qualitativos mais firmes, reforçam a mensagem recente de que um processo de normalização monetária deve ocorrer ainda este ano. Opinião: O processo de normalização monetária não é necessariamente negativo se for feito devido a melhora do crescimento, com uma inflação em alta, porém controlada. Estamos diante de um cenário onde cresceu substancialmente o risco de a inflação estar estruturalmente mais elevada e forçar o Fed a um processo mais rápido e acentuado de normalização. Isso ainda é um risco, e não o cenário base. Vejo este risco com uma probabilidade maior do que aquela embutida pelo mercado.

 

Crise Energética Global – A Rússia deu sinais de que deve ajudar com aumento da produção de Gás Natural. A notícia é marginalmente positiva, mas não endereça de maneira definitiva a crise que assola o Hemisfério Norte.

 

China – O PBoC deu suas primeiras declarações em relação a crise da Evergrande, dizendo que a situação está sob controle e que deverá atuar de maneira pontual, não revertendo medidas estruturais de controle ao setor imobiliário. Opinião: A semana foi mais tranquila nesta frente, mas não vi sinais inequívocos de melhora neste tema. Acho natural (até mesmo esperado) os “policy makers” darem sinais construtivos em relação a situação, mas o mercado imobiliário segue em situação delicada, com impactos não desprezíveis sobre o crescimento global.

 

Mercados – A semana foi de alta das bolsas, commodities e Cryptos, com alta nas taxas de juros nos EUA e “flattening” da curva de juros. De fato, tivemos uma acomodação e alguns sinais menos negativos em alguns temas de mercado, mas ainda acho cedo para acreditar que superamos todos os obstáculos de curto-prazo.

 

Entendo que o mercado esteja respeitando algumas “bandas”, como o S&P500 entre 4.250 e 4.550 e o Ibovespa entre 107.000 e 116.000. O Dólar segue pressionado, testando um rompimento acima de 5.50, mas a forte atuação do BCB esta semana acabou dando alguma sustentação a moeda. O mercado loca de juros, por sua vez, ainda precisa de uma melhor visibilidade fiscal e um recuo mais expressivo da inflação corrente para mostrar uma melhora mais expressiva de dinâmica.

 

*As análises e opiniões são pessoais e não representam, necessariamente, uma visão institucional.

 

Dan H. Kawa

CIO TAG Investimentos

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Juros Brasil

Daily News – Brasil: Para o Alto e Avante – Parte II

Por que o Ibovespa sobe tanto hoje?