Daily News – Aversão a Risco

Os ativos de risco estão dando continuidade ao movimento negativo que vem sendo regra ao longo desta semana. Não há novidades relevantes em relação aos temas que tenho alertado como principais pontos de atenção que devem manter os mercados com mais volatilidade e incerteza no curto-prazo. Sigo com viés negativo.

 

A inflação definitivamente voltou a pauta de discussão do mercado. O CPI na Área do Euro ficou em 3,4% YoY, acima das expectativas do mercado e no maior patamar em mais de uma década:





 

Na Alemanha, as vendas no varejo de agosto apresentaram alta de 1,1% MoM, abaixo das expectativas de 1,5% MoM.

 

A crise energética no mundo segue aguda, porém mais intensa na Europa e na China, com os preços do Carvão (“Coal”) fazendo novas máximas todo dia:






 

Para lidar com o problema, a China vem restringindo algumas atividades, com impactos cada vez mais claros no crescimento de alguns setores da economia:

 



No Brasil, o Congresso conseguiu um espaço para “furar” o Teto de Gastos aprovando ontem (segundo palavras da XP Investimentos), aprovou o PLP n° 123/2021, que modifica dispositivos das Leis Complementares n°s 156/16 e 159/17.

 

Em breve síntese, a proposição aprovada exclui do teto de gastos específico de Estados e do Distrito Federal os recursos oriundos de emendas parlamentares (art. 166 da CF) e as despesas custeadas via transferências da União com aplicações vinculadas, definidas pela Secretaria do Tesouro Nacional, tais como descentralizações fundo a fundo, salário educação entre outras.

 

Há poucos avanços concretos na agenda econômica e na pauta do Congresso. Continuamos a observar “balões de ensaio” que vem mantendo o mercado apreensivo em relação as contas públicas do país: https://valor.globo.com/politica/noticia/2021/09/30/governo-discute-incluir-extensao-do-auxilio-emergencial-na-pec-dos-precatorios.ghtml.

 

A Ata do Copom reforçou a mensagem do Comunicado após a decisão, em que o BCB sinaliza manutenção do ciclo de alta da Taxa Selic, em um ritmo de 100bps por reunião. Espero uma Selic em torno de 9% no começo de 2022.

 

*As análises e opiniões são pessoais e não representam, necessariamente, uma visão institucional.

 

Dan H. Kawa

CIO TAG Investimentos

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Juros Brasil

Daily News – Brasil: Para o Alto e Avante – Parte II

Daily News – Brasil: Para o Alto e Avante?