Daily News – Desafios Continuam

A despeito de um bom desempenho das bolsas da Ásia, lideradas pelas ações de tecnologia na China, os ativos de risco estão abrindo novamente em clima de apreensão com as bolsas em queda, abertura de taxa de juros nos EUA e nova rodada de forte alta de commodities como Gás Natural, Petróleo e Carvão.

 

Conforme comentei no sábado, os principais temas que vêm se colocando como desafios ou barreiras ao cenário ainda me parecem longes de serem estruturalmente endereçados: https://twitter.com/DanKawa2/status/1446943195359846404?s=20.

 

O problema energético global não só parece estar sendo endereçado, como parece estar se deteriorando, como novas rodadas de alta de preços globais, como o Petróleo Brent na máxima desde 2018:





Enchentes na principal região produtora de Carvão na China levaram os preços futuros da commoditiy a mais uma forte rodada de alta de preços, empurrando as demais commodities do complexo de energia.




Na China, a deterioração do mercado de crédito está se alastrando e gerando contágio para outros setores, que não apenas o imobiliário. O mercado de Crédito High Yield atingiu nova máxima de alta de taxas/spreads:



 

Isso é um enorme aperto das condições financeiras para o país e um vetor adicional de pressão para o crescimento. Somente o mercado imobiliário pode representar cerca de $5tri de dívida, conforme artigo do WSJ: https://www.wsj.com/articles/beyond-evergrande-chinas-property-market-faces-a-5-trillion-reckoning-11633882048.

 

O tema da Estagflação parece ter entrado definitivamente na pauta do mercado nos últimos dias: https://twitter.com/DanKawa2/status/1446944755733127176?s=20.

 

As surpresas inflacionárias seguem para cima, com o crescimento para baixo:




 

A inflação elevada adicionada aos sinais de desaceleração do crescimento já começa a aparecer nos indicadores econômicos americanos, através de uma clara piora em números de confiança:



 

*As análises e opiniões são pessoais e não representam, necessariamente, uma visão institucional.

 

Dan H. Kawa

CIO TAG Investimentos

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Juros Brasil

Daily News – Brasil: Para o Alto e Avante – Parte II

Por que o Ibovespa sobe tanto hoje?