Daily News – Micro > Macro

A despeito de um cenário macroeconômico mais desafiador – que tem feito preço nos mercados de commodities, câmbio e juros – as notícias microeconômicas estão dando suporte ao mercado de renda variável nos últimos dias, em especial, na bolsa dos EUA.

 

A despeito da alta nos EUA, diversos índices globais ainda se encontram muito abaixo de seus picos históricos:



 

Ontem, a Tesla superou a marca e $1tri de “market-cap” após a divulgação de resultado na semana passada. No final do dia, o Facebook divulgou “buyback” adicional de $50bi, dando suporte a ação mesmo com um ambiente de receita e margem mais desafiador. A um “valuation” em torno de 20x P/E, a ação está sendo impulsionada pela notícia e sobe cerca de 2.5% no “pre market”.

 

Isso está ajudando aos índices de bolsa dos EUA a atingirem novos picos nominais históricos.

 

A segunda-feira foi de forte melhora da bolsa e do câmbio no Brasil. Vejo parte do movimento explicado por uma descompressão após dias seguidos de depreciação; parte ajudada por um quadro técnico mais positivo; e outra parte pela sinalização de potencial privatização da Petrobrás, que acabou subindo 7% no dia: https://valor.globo.com/empresas/noticia/2021/10/25/governo-estuda-enviar-projeto-para-privatizar-petrobras-dizem-fontes.ghtml.

 

Não acredito que haja mudança de fundamentos no país, que hoje são piores do que há alguns meses (ou semanas) atrás. Espero um ambiente de elevada volatilidade, muita incerteza e sem grandes tendências para os ativos locais. Não vejo tempo, espaço e disposição para privatização da Petrobras no curto-prazo.

 

Estamos com recomendações neutras na bolsa do Brasil, tentando balancear um macro negativo com um “valuation” e posição técnica atrativos; estamos elevando de maneira parcimoniosa nossa alocação a juros prefixados, pós fixados e juros reais; mantemos um portfólio de fundos descorrelacionados em multimercados (destaque positivo para os fundos Quants nessa deterioração de Brasil); seguimos com alocações acima da média em Crédito HY e em Hedge Funds Globais.

 

Essa manhã a Goldman Sachs soltou recomendação de compra para algumas varejistas no Brasil:



 

Na China, há uma nova onda da pandemia. Com sua política de “Covid Zero”, o país inicia uma nova fase de “lockdowns: #BREAKING China locks down Lanzhou, city of 4 million, over Covid NOTE: LANZHOU IS BIGGEST PRODUCER OF TEXTILES, MACHINE TOOLS AND MINING TOOLS

 

Na Espanha, o PPI atingiu a arca de 23,6% YoY:


 



As inflações implícitas nos EUA e na Europa seguem em tendência de alta, assim como os índices de preços dos PMI´s:





 

*As análises e opiniões são pessoais e não representam, necessariamente, uma visão institucional.

 

Dan H. Kawa

CIO TAG Investimentos

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Juros Brasil

Daily News – Brasil: Para o Alto e Avante – Parte II

Daily News – Brasil: Para o Alto e Avante?