Daily News – Brasil: A importância do Teto

Após uma terça-feira de otimismo generalizado dos ativos de risco internacionais (ex-Brasil), estamos amanhecendo em tom de acomodação, com destaque apenas para uma leve queda no mercado de commodities. Ontem, o Bitcoin atingiu um novo pico histórico.

 

No Brasil, contudo, o dia foi de forte pressão em seus ativos, após os rumores de que o Auxílio Emergencial será estendido até 2022. No final da tarde, o Governo cancelou a cerimonia de anúncio do projeto, no que a mídia reportou ter sido uma pressão do mercado e da equipe econômica.

 

De qualquer forma, os ruídos em torno do tema são elevados e a pressão por gastos públicos à medida que as eleições se aproximam só devem aumentar de agora em diante. Vejo qualquer medida que “fure” o Teto dos Gastos como um precedente extremamente negativo para as contas públicas do país e que deverá ser recebido com bastante negativismo pelo mercado.

 

Ontem comentei um pouco mais a fundo sobre estes temas: https://mercadosglobais.blogspot.com/2021/10/daily-news-risk-on.html.

 

A terça-feira foi de forte pressão no mercado de juros, com aberturas entre 45bps e 60bps ao longo de toda a curva; forte depreciação cambial, mesmo com atuação do BCB (hoje já anunciou novo leilão de Swap cambial); e acentuada queda da bolsa, concentrada nas ações voltadas para economia doméstica.

 

Ontem pela manhã promovemos uma relevante mudança em nossa postura em relação ao mercado local de ações:




Na China, o mercado imobiliário segue sua marcha de desaceleração e setembro sendo marcada por novo arrefecimento nos preços dos imóveis:





No Reino Unido, a inflação de setembro ficou levemente abaixo das expectativas, mas não o suficiente para alterar o cenário de pressões inflacionárias à frente:


Na Alemanha, o PPI mostra um cenário preocupante de pressões inflacionárias:





*As análises e opiniões são pessoais e não representam, necessariamente, uma visão institucional.

 

Dan H. Kawa

CIO TAG Investimentos

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Juros Brasil

Daily News – Brasil: Para o Alto e Avante – Parte II

Daily News – Brasil: Para o Alto e Avante?