Mercados Globais (Daily News) – Temas Relevantes.

Os ativos de risco estão abrindo em tom de estabilidade, sem grandes movimentações pela manhã. Destaque para leve queda das bolsas nos EUA e a continuidade da alta no preço das commodities:



Na Alemanha, o IFO – importante indicador de confiança de toda a Europa – ficou estável e, abril, abaixo das expectativas de alta:



Atenção deve ser dada à Índia, onde os casos de Covid seguem excessivamente elevados e o país entra em colapso do seu sistema de saúde:


 

Abaixo, alguns dos temas que tenho monitorado como importantes para o cenário e os mercados.

 

Pandemia, Economia e Mercados - Na minha visão, está comprovado que as vacinas funcionam. Vejam Israel e Reino Unido. Contudo, como qualquer imunizante, ele não é 100% eficaz. Assim, como o vírus “opera” em ciclos, é natural termos outros “surtos” ou ciclos.

 

A diferença, contudo, é que nos países em que a vacinação avançou, esses novos ciclos não levarão ao colapso do sistema de saúde e ao fechamento das economias. O Covid deve se tornar um vírus como o H1N1.

 

O “segredo” está em acelerar a imunização da população, antes do próximo ciclo. Vemos isso acontecer nos EUA e, agora, na Europa. O Brasil começou tarde, mas parece começar a entrar nos trilhos, se a oferta de vacinas permitir.

 

O “segredo” está em acelerar a imunização da população, antes do próximo ciclo. Vemos isso acontecer nos EUA e, agora, na Europa. O Brasil começou tarde, mas parece começar a entrar nos trilhos, se a oferta de vacinas permitir.

 

Europa – A vacinação ganhando tração. As expectativas são de recuperação da região nos próximos meses, caso não tenhamos nenhum novo desafio da pandemia (https://twitter.com/DanKawa2/status/1386447929012105219?s=20).

 

Brasil - Pandemia - Sinais de arrefecimento continuam. Contudo, precisamos observar as próximas semanas, após a reabertura de várias cidades do país (https://twitter.com/DanKawa2/status/1386448716408791042?s=20).

 

Bitcoin - Criptomoedas - Tenho tentado acompanhar mais este mercado de perto, mas ainda sou "semianalfabeto" no assunto. Meu único comentário para o momento é: Um ativo que sobe de maneira rápida e acentuada, também pode cair na mesma velocidade e magnitude (https://twitter.com/DanKawa2/status/1386289306768134145?s=20).

 

Isso não significa que a tese estrutural tenha mudado. Ainda acho que está é uma classe que "veio para ficar", mas ainda é rondada de incertezas, especialmente regulatórias e de segurança. Nem todos os ativos podem se enquadrar na tese e tenderão a "morrer" ao longo do tempo.

 

China - Sinais incipientes de aperto das condições financeiras na China. Ainda é cedo para acreditar em mudança de ciclo, mas devemos ter isso no radar dado o movimento recente dos ativos de risco (https://twitter.com/DanKawa2/status/1386339523488063488?s=20).

 

*As análises e opiniões são pessoais e não representam, necessariamente, uma visão institucional.

 

Dan H. Kawa

CIO TAG Investimentos

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Juros Brasil

Daily News – Brasil: Para o Alto e Avante – Parte II

Daily News – Brasil: Para o Alto e Avante?