Daily News – Otimismo no mercado

Os ativos de risco voltaram a operar em tom positivo globalmente, liderados por novas máximas de alguns índices de bolsa nos EUA.

 

Seguimos em um cenário de expectativas de recuperação do crescimento, com inflação corrente baixa e liquidez global abundante. Além disso, o presidente americano divulgou mais um pacote fiscal, desta vez voltado para infraestrutura. Mais detalhes aqui: https://twitter.com/DanKawa2/status/1377201515371331584?s=20.

 

O cenário de risco, alternativo, continua a ser de um erro de política monetária e/ou fiscal, com excesso de liquidez levando a inflação e posterior necessidade de retirada antecipada desta liquidez do mercado.

 

Acredito que iremos oscilar ao longo deste ano entre estes dois cenários, o que implica na necessidade de um portfólio mais diversificado e balanceado.

 

Na Coréia do Sul, importante termômetro do crescimento global, as exportações de março seguem saudáveis, confirmando um ambiente positivo para o crescimento do mundo:



As taxas dos títulos de crédito “high yields” nos EUA, estão em seus pisos históricos, o que me leva a recomendar poucas (ou nenhuma) alocação nessa classe no curto-prazo. Não gosto do risco x retorno neste momento:



Na Alemanha, ainda refletindo o “lockdown” da segunda onda da pandemia, as vendas no varejo de fevereiro apresentam acentuada queda de 9%. A expectativa é de recuperação, uma vez superada a pandemia com o processo de vacinação ganhando tração:



No Brasil, um passo importante foi dado para a equalização do orçamento deste ano. Ainda há obstáculos a serem superados, mas algum avanço foi conquistado nas últimas 48 horas.

 

Os dados de emprego do IBGE, ao contrário do CAGED, mostram deterioração do mercado de trabalho e um ambiente ainda desafiador do ponto de vista de renda disponível:




Os números fiscais de fevereiro surpreenderam positivamente o mercado, mas mostram uma fotografia do passado recente. O futuro próximo ainda terá que incorporar mais um Auxílio Emergencial.




 

A situação fiscal do país ainda é extremamente frágil e demanda cautela e ajustes.

*As análises e opiniões são pessoais e não representam, necessariamente, uma visão institucional.

Dan H. Kawa

CIO TAG Investimentos

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Juros Brasil

Daily News – Brasil: Para o Alto e Avante – Parte II

Daily News – Brasil: Para o Alto e Avante?