Daily News – Crescimento em Foco.

O mercado está amanhecendo com pequena realização de lucros nos ativos de risco, depois de uma quinta-feira de otimismo, em especial, para as bolsas nos EUA. A semana tem sido marcada pela divulgação de excelentes resultados corporativos trimestrais das FANGs. Ontem foi a vez da Amazon.

 

No geral, a temporada de resultados tem sido positiva, com relevante aumento de lucro das empresas nos EUA:



No Brasil, os dados fiscais de março ficaram acima das expectativas, com superávit primário no mês, versus expectativas de um déficit da ordem de R$5bi. O resultado é fruto de maiores receitas e menores despesas:



A despeito do número positivo no mês, as perspectivas à frente ainda são desafiadoras do ponto de vista fiscal e não podemos ver este número como uma tendência estrutural positiva.

 

Nos EUA, o índice de confiança proprietário da Goldman Sachs atingiu novo pico, confirmando o bom momento da economia:



Na Europa, o PIB do primeiro trimestre foi negativo, porém melhor do que as expectativas do mercado. O processo de vacinação deve permitir uma recuperação mais robusta da região nos próximos meses:





Na China, o PMI mostrou moderação, apontando para alguma acomodação do crescimento do país. A China está em uma outra fase do ciclo econômico, dado o estágio da pandemia no país.:




Vejo um potencial aperto das condições financeiras como um risco ao cenário de crescimento chinês e, consequentemente, global, nos próximos meses.

 

Finalmente, continuo vendo problemas em nichos do mercado. Abaixo, um quadro do Palladium, com forte alta de preços, alta na demanda e problemas de oferta, que pode afetar setores específicos da economia global:





*As análises e opiniões são pessoais e não representam, necessariamente, uma visão institucional. 

Dan H. Kawa

CIO TAG Investimentos

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Juros Brasil

Daily News – Brasil: Para o Alto e Avante – Parte II

Daily News – Brasil: Para o Alto e Avante?