Mercados Globais (Daily News) – O Caso Inglês...

..e o que podemos aprender para o resto do mundo

 

Os ativos de risco estão abrindo o dia em tom mais positivo, após realização de lucros ontem, puxado pela divulgação do eventual pacote de aumento de impostos proposto pelo Governo Biden para financiar seu plano fiscal e de infraestrutura.

 

Acredito que o plano ainda necessita de um amplo e demorado debate, e que provavelmente algumas alterações irão ocorrer. De qualquer forma, acredito que algum aumento de impostos será executado nos próximos meses.

 

Isso não seria um problema por si, mas pode ser um obstáculo diante dos preços, valuations e posição técnica que o mercado apresenta neste momento. Por isso, como comentei ontem, vejo um ambiente de maior consolidação dos mercados internacionais no curto-prazo: https://mercadosglobais.blogspot.com/2021/04/mercados-globais-daily-news_22.html.

 

Alguns sinais de excesso parecem estar sendo corrigidos, com queda no preço das SPACs nos últimos dias e, agora, das Criptomoedas.

 

Todavia, diante de um ambiente de recuperação do crescimento e combate a pandemia, sem sinais concretos de inflação corrente, ainda tenho necessidade de vislumbrar, na ausência de novidades, uma mudança de tendência ou queda mais rápida e acentuada dos mercados.

 

Acho relevante observarmos o que está acontecendo com o Reino Unido, após um processo mais amplo e acelerado de vacinação e imunização da população. Os números de casos despencaram, a economia reabre de maneira gradual, porém consistente e os números mostram forte recuperação da economia:







 

Na Área do Euro, onde o número de casos ainda é alto e subindo, o processo de vacinação começa a acelerar e os dados de crescimento mostram relativa estabilidade em patamares ainda saudáveis:





No Brasil, o Presidente sancionou o orçamento, com linhas gerais um pouco melhores do que o esperado: https://twitter.com/FelipeSalto/status/1385417655394390019?s=20.

 

A pandemia no país mostra sinais cada vez mais consistentes de desaceleração. Para que o país seja capaz de evitar nos ciclos do vírus e uma abertura mais estrutural da economia é fundamental a aceleração do processo de vacinação, o que vem ocorrendo:





Em termos de alocação, seguimos se grandes mudanças, mas buscando “navegar” entre os setores econômicos e buscando as melhores assimetrias. Segue um exemplo do que temos feito em portfólios internacionais:



 

*As análises e opiniões são pessoais e não representam, necessariamente, uma visão institucional.

Dan H. Kawa

CIO TAG Investimentos

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Juros Brasil

Daily News – Brasil: Para o Alto e Avante – Parte II

Daily News – Brasil: Para o Alto e Avante?