Daily News – Otimismo, Crescimento, Pandemia e Inflação.

A noite foi, novamente, de poucas novidades, com os ativos de risco apresentando continuidade do processo de alta que virou regra nas últimas semanas. Destaque para o bom desempenho da bolsa da China, após realização de lucros verificada nas semanas anteriores.

 

Continua prevalecendo um cenário de recuperação do crescimento, baixa inflação corrente e liquidez global abundante, o que têm dado suporte aos ativos de risco.

 

Acredito que o mercado continuará oscilando entre este cenário positivo e o medo/receio de sobre aquecimento global, com alta da inflação e eventual retirada prematura de liquidez, o que pode causar espasmos pontuais de volatilidade e realização de lucros.

 

No Brasil, ontem, as vendas no varejo de fevereiro mostraram recuperação. Os números de alta frequência de março apontam para forte desaceleração do crescimento no final do primeiro trimestre do ano:




 

Espero um mês de abril ainda desafiador, mas o começo de uma retomada (frágil) de maio em diante, com o novo Auxílio Emergencial. Apenas um processo de vacinação avançada será capaz de trazer uma recuperação mais estrutural da atividade econômica.

 

A pandemia mostra sinais de arrefecimento na Europa, mas ainda é um enorme desafio para os países emergentes:






Interessante observar como o Reino Unido já atingi um grau elevada de imunização, e vemos o número de casos e óbitos praticamente cessarem:



 

Na Europa, a produção industrial de fevereiro mostrou leve queda, dentro das expectativas do mercado. Os “locksdowns” na região continuam pesando sobre a atividade local. A expectativas de recuperação nas próximas semanas:



 

Nos EUA, o Core CPI ontem ficou acima das expectativas do mercado. Continuo vendo o risco inflacionário como o maior risco de curto-prazo para o cenário e os mercados. Este risco tem visto sua probabilidade aumentar diariamente, na minha visão:

 


*As análises e opiniões são pessoais e não representam, necessariamente, uma visão institucional.

Dan H. Kawa

CIO TAG Investimentos

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Juros Brasil

Daily News – Brasil: Para o Alto e Avante – Parte II

Daily News – Brasil: Para o Alto e Avante?