Daily News – China: Pontos de Atenção.

Em mais uma noite de poucas novidades relevantes e sem muitas movimentações no mercado, usarei o espaço hoje para uma sequência de gráficos.

 

Na China, o PIB do primeiro trimestre ficou levemente abaixo das expectativas, mas com robusta alta na comparação interanual. O número foi fortemente afetado por uma base fraca do auge da pandemia em 2020:



Os dados de produção industrial ficaram abaixo das expectativas em março, com as vendas no varejo superando o consenso de mercado. O cenário para o país ainda é de um crescimento em saudável, em “velocidade de cruzeiro”.

 

Contudo, precisamos ter atenção ao mercado de crédito, onde os yields começam a abrir de forma mais estrutural, após mais um “evento de crédito” em uma importante empresa local. O mercado parece cair na realidade que nem mesmo empresas públicas estarão a salvo para sempre. Este é um potencial evento de desestabilização que precisa ser monitorado:




O fluxo para ativos de renda fixa dedicados emergentes continuou positivo, porém longe de excepcional, na última semana:



No que tange a precificação de mercado, continuo vendo sinais que demandam alguma cautela nas bolsas americanas, nos atuais níveis:



Importante observar como um processo de vacinação amplo e acelerado levou Israel a praticamente acabar com a pandemia no país:



No Brasil, os dados do setor de serviços mostraram bom desempenho em fevereiro. Contudo, vale lembrar que já em março vimos claros sinais de desaceleração da economia:





O cenário base é de desaceleração em março e abril, devido a deterioração da crise sanitária no país. A partir de meados de abril, o novo Auxílio Emergencial deve dar alguma sustentação ao crescimento. Contudo, apenas um processo de vacinação mais acelerado será capaz de trazer um crescimento mais robusto e estrutural ao país.


Ontem, o STF confirmou que o ex-presidente Lula poderá ser elegível nas próximas eleições, o que traz um ambiente de mais polarização política ao país.

 

*As análises e opiniões são pessoais e não representam, necessariamente, uma visão institucional. 

Dan H. Kawa

CIO TAG Investimentos

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Juros Brasil

Daily News – Brasil: Para o Alto e Avante – Parte II

Daily News – Brasil: Para o Alto e Avante?