Daily News – Dólar forte, inflação na China e ruídos locais.

O destaque dessa manhã fica por conta de mais um movimento de dólar forte no mundo, a despeito das bolsas globais seguirem próximas as suas máximas históricas. Interessante observar que nos últimos dias vimos uma acomodação das taxas de juros nos EUA, com as Treasuries de 10 aos ao redor de 1,65%-1,70%, o que dei ímpeto ao movimento de “risk-on” e uma rotação para o setor de Tech e “Growth”.

 

No Brasil, destaque ontem para o forte fechamento das taxas de juros, após sinalização de membros do BCB de que, neste momento, não há a intenção de acelerar o processo de alta da Taxa Selic. Sigo vendo prêmio excessivo na curva curta de juros locais.

 

Na noite de ontem, o STF abriu processo para criação de CPI para analisar a atuação do Governo na pandemia. O evento pode trazer algum tipo de ruído pontual ao cenário institucional do país. De todo modo, não será a primeira, nem a última vez, que os Poderes no Brasil entram em rota de colizão.

 

Na China, os números de inflação, CPI e PPI, apresentaram aceleração não desprezível em março. Destaque para a forte alta de energia e commodities em geral no CPI:




As commodities seguem sua trajetória parabólica de alta ao redor do mundo, o que é um vetor que deve continuar a pressionar a inflação nos próximos meses:



Segue a dúvida se este processo inflacionário será cíclico ou mais estrutural, com esta interpretação tendo reverberações importantes para os mercados em geral.

 

O quadro técnico do mercado segue mostrado deterioração. Reforço que uma piora na posição técnica não necessariamente leva a correções ou mudanças de tendências de mercado, mas é um vetor a ser monitorado.





Por fim, interessante observar como a alta dos ativos financeiros levou a que esses ativos sejam parcela relevante do patrimônio das famílias nos EUA, tomando um espaço dos imóveis, como foi no passado:



 

*As análises e opiniões são pessoais e não representam, necessariamente, uma visão institucional.

 

Dan H. Kawa

CIO TAG Investimentos

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Juros Brasil

Daily News – Brasil: Para o Alto e Avante – Parte II

Daily News – Brasil: Para o Alto e Avante?