Daily News – Volatilidade traz oportunidade

Após uma tentativa frustrada de recuperação ao longo da tarde de ontem, os ativos de risco voltaram a operar com viés negativo e aversão a risco. Desta vez, além dos problemas ainda causados pela pandemia, a divulgação dos lucros de grandes empresas de tecnologia nos EUA está ajudando a liderar o movimento:





A despeito de resultados, em sua maioria, sólidos, as ações dessas empresas (Amazon, Apple, Facebook, Twitter) estão apresentando queda no “pre market”. A forte alta nas ações da Google (Alphabet) não está compensando a forte queda das demais ações, em especial, a Apple.

 

Estamos em um momento delicado para o cenário e os mercados. Teremos que superar a pandemia e as eleições americanas ao longo dos próximos 15 a 30 dias. Espero um curto-prazo ainda de incerteza e volatilidade.

 

As notícias em torno da pandemia continuam negativas. A situação na Europa é crítica e outros países devem apertar suas medidas de contenção ao vírus. Acredito que precisaremos de 15 a 20 dias para termos uma melhor noção dos efeitos destas medidas. Neste ínterim, podemos esperar volatilidade e não podemos descartar movimentos adicionais de pressão negativa.

 

Em torno do patamar de 3.200 pontos do S&P500, já gosto de adicionar, de maneira parcimoniosa, posições na bolsa dos EUA (S&P500 como parâmetro). Não descarto movimentos abaixo deste patamar, por isso, a alocação deve ser gradual. Vale lembrar que acima dos 3.500 pontos via o mercado relativamente “esticado” e mantivemos a disciplina de reduzir posições.

 

As últimas 24 nos trouxeram a divulgação do PIB nos EUA e Europa. Os números foram positivos e acima das expectativas. Contudo, são números “velhos” e o cenário prospectivo apresentou piora relevante nos últimos dias:



No Brasil, o CAGED mostrou saudável recuperação de postos de trabalho em setembro:



A economia do país parece estar em um ritmo robusto de recuperação. Contudo, ainda existem diferenças grandes entre setores da economia e regiões do país.


Além disso, já começam a surgir evidências anedóticas de arrefecimento do crescimento, puxado pela alta da inflação e pela perda de renda. Tenho o temor que o fim do auxílio emergencial possa ter um impacto relevante e negativo sobre o crescimento do país.

 

Em suma, tenho uma visão mais cautelosa de curto-prazo, porém construtiva de longo-prazo. Acredito que oportunidades de investimentos estão surgindo novamente. O cenário de curto-prazo é incerto e deve ser respeitado, mas se conseguirmos olhar “sobre esses desafios”, consigo enxergar um ambiente mais animador em algum momento de 2021.

 

Dan H. Kawa

CIO TAG Investimentos

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Juros Brasil

Daily News – Brasil: Para o Alto e Avante – Parte II

Daily News – Brasil: Para o Alto e Avante?