Daily News – Incerteza + Volatilidade = Oportunidade

Para a felicidade de poucos, e a tristeza de muitos, minhas férias terminaram. Voltarei com as atualizações rotineiras de cenário e mercados.

 

O final da semana passada foi marcado por forte volatilidade e notícias negativas. No final de semana se, por um lado, não endereçamos todos os problemas e obstáculos que o cenário nos impõe, por outro lado, tivemos o arrefecimento de alguns dos ruídos de curto-prazo.

 

Os mercados seguem respeitando algumas “bandas” bastante estreitas, com muita volatilidade e sem nenhuma tendência clara. Este era meu cenário base para este final de ano, que parece estar se concretizando:




No Brasil, Bolsonaro parece mostrar apoio a Paulo Guedes. Além disso, o Ministro da Economia tenta tomar novamente o debate fiscal para si. Ainda estamos longe de superar essa “guerra”, mas podemos ter alguma(s) batalha(s) em favor da austeridade fiscal.

 

Continuo vendo o debate fiscal como o “piloto” do cenário, com o mercado seguindo como “passageiro” da situação.

 

Nos EUA, Trump aparenta estar se recuperando de sua enfermidade. Pelas pesquisas de intenção de votos e pelas casas de apostas, contudo, cresce a probabilidade de vitória de Biden e aumentam as chances de uma “Onda Azul”, onde os Democratas fiquem com maioria no Congresso (vide aqui: https://www.wsj.com/articles/biden-scores-14-point-lead-over-trump-in-poll-after-debate-11601816400?mod=djemalertNEWS):



Escrevi sobre isso no final de semana, aqui: https://twitter.com/DanKawa2/status/1312413290669191170?s=20.

 

Continuo vendo as eleições americanas, a necessidade de um novo pacote fiscal e a evolução da pandemia como principais vetores de direcionamento dos mercados neste último trimestre do ano.

 

Continuo esperando alguns meses de muitas incertezas e volatilidade para os mercados. Contudo, gosto de aproveitar esses momentos para, de maneira gradual e parcimoniosa, alocar capital em ativos que aparentam estar em preços, valuations e patamares mais racionais após a realização de lucros recente.

 

Não espero, contudo, que retomaremos uma tendência clara de apreciação no curto-prazo.

 

Quanto a pandemia, parece que alguns países e regiões do mundo estão em uma segunda onda. Medidas pontuais e localizadas começam a ser anunciadas (hoje pela manhã foi a vez da França, após Inglaterra e alguns “hot spots” em Nova York ontem).

 

Isso certamente terá impacto sobre o crescimento e a recuperação. Resta saber o tamanho, magnitude e duração deste impacto.

 

O mercado de crédito começa a dar sinais um pouco mais negativos neste sentido:

 


No Podcast desta semana, falei mais a fundo sobre o cenário e posicionamento: https://anchor.fm/tag-investimentos/episodes/2102020---Cenrio--por-Dan-Kawa-TAG-Investimentos-ekh5i7.

 

Em nossa carta mensal, falamos sobre cenário e cada uma das principais classes de ativos: https://www.linkedin.com/posts/dan-kawa-78361130_carta-mensal-tag-investimentos-activity-6718115054828498945-bnGU.

 

No que tange o cenário econômico, mantenho minha tese de que estamos na terceira fase do ciclo econômico deste ano, em que a “recuperação em V” dá lugar a uma recuperação mais errática e heterogênea entre setores da economia e regiões do mundo:



Não é necessariamente uma fase negativa, porém mais incerta e volátil. 


Dan H. Kawa

CIO TAG Investimentos

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Juros Brasil

Daily News – Brasil: Para o Alto e Avante – Parte II

Daily News – Brasil: Para o Alto e Avante?