Daily News – Brasil: Um por todos, e todos por um?

Após uma segunda-feira de otimismo nos mercados globais, estamos iniciando a manhã com alguma acomodação. O destaque da noite, contudo, ficou por conta dos desenvolvimentos positivos no Brasil.

 

Em jantar ontem, Paulo Guedes e Rodrigo Maia selaram, por ora e a até a próxima desavença, a paz política. Isso significa que a agenda de reformas pode voltar a andar: https://valor.globo.com/politica/noticia/2020/10/05/maia-e-guedes-selam-a-paz-em-nome-da-aprovacao-de-reformas.ghtml.

 

Desde o final de semana, os sinais em relação ao Renda Cidadã e ao orçamento para o ano de 2021 já vinha ganhando uma direção mais positiva do ponto de vista fiscal e os rumores das últimas horas seguem nesta direção: https://oglobo.globo.com/economia/corte-de-gastos-com-supersalarios-pode-financiar-renda-cidada-24677749.

 

Se avançarmos nessa direção, seria um sinal bastante positivo para as reformas, para o país e para a sociedade. Acho difícil uma reforma ou avanço que seja “perfeito”.

 

Assim, acredito que o Ministério da Economia e o Congresso encontrarão um meio do caminho. O Brasil não vai virar, “nem a Venezuela, nem a Suíça”. Podem combinar algum corte de despesas com algum aumento de carga tributária. Não é o cenário perfeito, mas muito melhor do que o debate recente e o que foi precificado nos ativos locais nas últimas semanas.

 

Assim, Paulo Guedes parece ter tomado as rédeas do debate fiscal, novamente. Os obstáculos não foram totalmente superados, mas nos atuais níveis de preço de alguns ativos locais, uma amenização do clima político e fiscal pode trazer interesse de alocação.

 

No campo econômico, destaque para o Factory Orders de agosto na Alemanha, com alta superior as expectativas:

 




Percebam como o mercado segue elevando sua alocação em Ouro, mesmo em um momento de acomodação de preço do metal:

 


No cenário externo, o recente aumento da probabilidade de uma vitória “limpa” de Biden, com uma potencial “onda azul”, onde os Democratas tomam a maioria do Congresso, está ajudando a sustentar os ativos de risco.

 

No caso de vitória de Biden, com maioria no Congresso, podemos esperar um pacote fiscal agressivo e aumento dos gastos em infraestrutura. Além disso, uma política externa mais amena.

 

Isso seria positivo para o crescimento global e para os países emergentes.

 

Ainda tem muita “água para rolar” até as eleições, mas se caminharmos nessa direção, podemos ter um começo de 2021 mais claro e, consequentemente, mais positivo para os mercados.

 

Utilizamos os últimos dias para “colocar o dinheiro para trabalhar” em algumas classes de ativos que apresentaram realização de lucros essas últimas semanas, mas mantendo a prudência de algumas proteções para o final deste ano.


Dan H. Kawa

CIO TAG Investimentos

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Juros Brasil

Daily News – Brasil: Para o Alto e Avante – Parte II

Daily News – Brasil: Para o Alto e Avante?