Daily News – Semanas decisivas...

Os ativos de risco estão operando próximos a estabilidade neste momento.

 

Estamos vivendo um “cabo de guerra” onde três vetores serão essenciais para o cenário nas próximas 4 a 8 semanas. São eles:

 

·         Eleição Americana: Quem será o próximo presidente dos EUA e qual será a composição do Congresso. Essa resposta pode ter efeitos estruturais sobre as próximas grandes teses de investimentos e tendências para o mercado, marcando um ponto de inflexão no cenário:

 


·         Pacote Fiscal nos EUA: Dependendo das eleições e da composição do Congresso, poderemos ter um pacote fiscal maior ou menor, sendo acordado mais rápido ou mais devagar, com impactos fundamentais sobre o crescimento e, consequentemente, sobre os preços dos ativos de risco.

 

·         Pandemia & Covid-19: Vimos uma deterioração latente do ciclo de infecção na Europa. É natural esperar uma “segunda onda” nas Americas (EUA e Brasil). Como os governos irão lidar com isso? Há espaço fiscal? Conseguiremos conter o vírus com medidas pontuais e localizadas? Ou passaremos a adotar, novamente, “lockdowns” mais restritos?



 

O nível de preços e valuations de alguns mercados, hoje, já é menos trivial após a forte recuperação recente:


 

Na Europa, a inflação mostra sinais preocupantes de deflação:





 

No Brasil, somos passageiros de toda essa situação, com nossas peculiaridades. Vimos uma melhora na direção do debate fiscal nos últimos dias, mas os desafios e problemas ainda são enormes e medidas concretas urgem e são essenciais...

 

Sou construtivo para o ano de 2021, porém cauteloso em termos de preços, posição técnica e volatilidade no curto-prazo (1 a 3 meses).

 

Neste ambiente, gosto de manter posições estruturais, com grandes teses de longo-prazo, ajustar o tamanho de algumas posições para a piora do risco x retorno e a posição técnica de curto-prazo, além de buscar proteções para eventuais períodos de volatilidade.

 

Dan H. Kawa

CIO TAG Investimentos

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Juros Brasil

Daily News – Brasil: Para o Alto e Avante – Parte II

Daily News – Brasil: Para o Alto e Avante?