Daily News – Atualização de Cenário.

A segunda-feira de feriado foi de forte alta das bolsas globais, lideradas pelo setor de tecnologia americano.

 

De novidade, o mercado ganha confiança (será que deveria?) em uma decisão "limpa" nas eleições americanas; há esperanças de novos pacotes fiscais; e a pandemia está sendo controlada ou endereçada com medidas pontuais e localizadas, ao invés de “lockdowns” mais generalizados. Uma vacina é esperada na virada do ano.

 

Os riscos do cenário são os mesmos dos últimos meses: Uma eleição americana indefinida; ausência de um novo pacote fiscal nos EUA; uma mutação do Covid-19 que dificulte uma vacina e um protocolo robusto de tratamento.

 

Falei sobre isso com mais detalhes no podcast dessa semana, aqui: https://anchor.fm/tag-investimentos/episodes/11102020---Cenrio--por-Dan-Kawa-TAG-Investimentos-ektdau.

 

Essa manhã, temos como destaque negativo a pausa na pesquisa da J&J para a vacina contra o Covid-19, devido a problemas com um dos pacientes em teste.

 

Do lado positivo, na China, os dados de exportação e importação mostraram a continuidade do processo de recuperação do crescimento, com alta robusta em ambos os indicadores:

 





Na Inglaterra, os dados de emprego mostraram deterioração, o que era em parte esperado:



Na Alemanha, o ZEW – um dos principais indicadores de confiança de toda a Europa – mostrou queda mais acentuada do que o esperado, em outubro:



Os dados recentes apenas confirmam a minha tese de que estamos em uma fase do ciclo econômico em que a recuperação será mais errática e heterogênea entre regiões do mundo e setores da economia.

 

A título de curiosidade, contudo, vejam como estão as taxas de juros na Europa:

 


E para quem ainda dúvida do impacto do ESG, percebam o seu crescimento exponencial este ano:



 

O que fazer? Seguir nas alocações estratégicas visando grandes teses de investimento de longo-prazo, eventualmente ajustar alguma alocação tática, continuar buscando proteções para momentos de volatilidade, eles existirão.

 

Dan H. Kawa

CIO TAG Investimentos

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Juros Brasil

Daily News – Brasil: Para o Alto e Avante – Parte II

Daily News – Brasil: Para o Alto e Avante?