Daily News – Pandemia, Eleição e Inflação

Estamos iniciando a semana em tom negativo para os ativos de risco, liderados pela forte queda das bolsas na Europa.

 

Comentei a fundo da deterioração do cenário nos últimos dias, no Podcast desta semana, que pode ser escutado aqui: https://anchor.fm/tag-investimentos/episodes/25102020---Cenrio--por-Dan-Kawa-TAG-Investimentos-eli9de.

 

A pandemia apresentou sensível deterioração nos últimos dias e o que parecia impensado há pouca semanas atrás, ou seja, novos “locksdowns”, já volta a ser ventilado ou discutido em alguns países da Europa:





 

Mesmo que ainda não tenhamos medidas mais agressivas de “lockdowns”, a nova onda de infecção já começa a cobrar seu preço no crescimento da Europa, como mostra o IFO – um dos principais indicadores de confiança de toda a Europa, em especial, da Alemanha:



Vejam os comentários da pesquisa:


IFO comments.

-Exptns have deteriorated given rising infections.

-Anticipate 2.1% growth in Q4, barring a 2nd lockdown.

-As infections rise, nervousness is growing.

-Closure of schools & day care would have massive impact on econ.

-Autos is exception to the gloom in general econ.

 

A situação também fica clara no lucro das empresas. Hoje pela manhã foi a vez da SAP – uma gigante europeia – apresentar “guidance” mais negativo e ver suas ações caírem em torno de 20%:



Não à toa, as moedas de países fragilizados, como a Turquia, seguem em clara trajetória de depreciação. No caso da Turquia, atingindo novo piso histórico na faixa de $8 Liras por Dólar americano. Abre o olho, Real!

 


No Brasil, na sexta-feira, recebemos um IPCA-15 acima das expectativas. Para piorar, observamos uma clara deterioração do qualitativo do indicador, com Serviços e Núcleos apresentando evidente aceleração:





A inflação segue em patamar baixo. Contudo, a derivada de piora precisa ser monitorada, especialmente em um ambiente de fragilidade fiscal.

 

Reforço que o país urge por reformas estruturais para que uma inflação corrente não se torne permanente e estrutural.

 

Dan H. Kawa

CIO TAG Investimentos

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Juros Brasil

Daily News – Brasil: Para o Alto e Avante – Parte II

Daily News – Brasil: Para o Alto e Avante?