Daily News – Volatilidade e Incerteza

O grande destaque das últimas 24h ficou por conta do anúncio, por parte de Trump, de que as negociações para um novo pacote fiscal junto aos Democratas estão encerradas até as eleições.

 

Este era um dos grandes riscos que vínhamos monitorando nas últimas semanas. Na ausência de um pacote fiscal até novembro, e depois mais pelo menos de 1 a 2 semanas para aprovação de um acordo, a economia americana deve apresentar forte desaceleração nas próximas semanas.

 

Resta saber se o mercado terá a paciência de olhar por cima desta situação e focar no pós eleição, ou sofrerá as consequências negativas por antecipação.

 

Continuo esperando um final de ano de bastante volatilidade e incerteza para o cenário e os mercados. Passadas as eleições e com uma visibilidade menos turva em relação ao cenário político americano e a situação da pandemia/vacina, poderemos ter uma sensação melhor de como iniciaremos 2021.

 

Veja como costuma reagir os fluxos para a bolsa americana no período pré e pós eleitoral:



Na Alemanha, a produção industrial de agosto apresentou queda de 0,2% no mês, contra expectativas de alta de 0,5%. O número confirma minha visão de que estamos na fase do ciclo econômico em que a recuperação se mostra mais errática e heterogênea entre setores da economia e regiões do mundo:



A situação na Turquia segue delicada, com a moeda do país (TRY) em uma clara tendência de depreciação:



No Brasil, seguimos sem notícias relevantes. O cenário fiscal ainda será o grande driver do mercado nas próximas semanas, quiçá nos próximos meses.


Dan H. Kawa

CIO TAG Investimentos

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Juros Brasil

Daily News – Brasil: Para o Alto e Avante – Parte II

Daily News – Brasil: Para o Alto e Avante?