Daily News – Inflação EUA: Pontual ou Estrutural?

Estamos amanhecendo o dia em tom levemente mais negativo, após uma quarta-feira de otimismo nos mercados.

 

No Brasil, o destaque ficou para o enorme simbolismo da entrevista coletiva do Presidente Bolsonaro, ao lado de Paulo Guedes e dos Presidentes da Câmara e do Senado: https://valor.globo.com/politica/noticia/2020/08/12/bolsonaro-chama-guedes-e-parlamentares-para-reuniao-apos-baixas-na-equipe-economica.ghtml.

 

O evento foi uma marca de simbolismo após as últimas perdas de equipe do Ministério da Economia. Se, por um lado, o evento não muda definitivamente o rumo dos desafios fiscais do país, por outro lado, reduz em partes os riscos de caminharmos para cenários mais devastadores em termos fiscais.

 

Assim, nos resta monitorar as ações, de fato, que serão tomadas pelo governo e pelo Congresso nos próximos meses. Hoje, o mercado ainda opera no que tenho chamado de “meio do caminho”. Nem as esperanças de ajuste fiscal foram perdidas, nem há a certeza de que as contas públicas serão equacionadas uma vez passada a crise.

 

Neste “meio do caminho”, vemos uma curva de juros mais “steepada” e um dólar mais elevado, mas sem movimentos de ruptura. Essa dinâmica pode mudar, para o bem ou para o mal, conforme o cenário for se desenvolvendo.

 

Nos EUA, o destaque de ontem ficou por conta do CPI de julho, um dos principais indicadores de inflação do país. O número mostrou forte alta, especialmente em seus núcleos. Parte relevante da alta é explicada e sustentada pelos pacotes fiscais pós pandemia.

 




Como diz o ditado, “um mês não faz uma tendência”, mas precisamos monitorar no detalhe esses desenvolvimentos. Caso a inflação se torne estrutural, podemos ter dinâmicas muito diferentes entre classes de ativos e regiões do mundo.

 

Ontem, por exemplo, já vimos forte abertura das taxas de juros no EUA, que acabou vazando para o resto do mundo, como no Brasil:

 


O quadro fiscal americano aponta para eventuais pressões adicionais nesta frente:

 


No Brasil, as vendas no varejo de junho apresentaram mais um mês de recuperação rápida, acentuada e generalizada. A rede de proteção social do país, ou o “Coronavaoucher” parece esta sendo um importante vetor de sustentação deste setor da economia:

 





Finalmente começo a ver sinais de deterioração do quadro técnico em alguns mercados, que merecem alguma atenção: 


 


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Juros Brasil

Daily News – Brasil: Para o Alto e Avante – Parte II

Daily News – Brasil: Para o Alto e Avante?