Daily News – “Digo ao povo que fico”?

Após uma segunda-feira de forte pressão nos ativos locais, com o aumento do questionamento em relação ao quadro fiscal do país (amplamente reportado neste fórum nas últimas semanas, como aqui, https://mercadosglobais.blogspot.com/2020/08/daily-news-fiscal-eleicao-americana-e.html e aqui https://mercadosglobais.blogspot.com/2020/08/daily-news-brasil-risco-fiscal.html), o Presidente veio a público na noite de ontem reforçar seu comprometimento com Paulo Guedes e o Teto de Gastos.

 

A sinalização é positiva e deveria, no curto-prazo, ajudar a acalmar os ânimos do mercado. Contudo, não é uma sinalização definitiva, que irá encerrar o assunto de um dia para o outro. A pressão política em torno de mais gastos públicos continuará elevads em um momento eleitoral e de discussão de orçamento

 

Ontem mesmo, já haviam novos rumores em torno do tema, como este: https://g1.globo.com/economia/noticia/2020/08/17/governo-vai-remanejar-recursos-para-fazer-investimento-sem-furar-teto-de-gastos-diz-guedes.ghtml.

 

Eu continuo preocupado com a direção que o país está tomando, mas ainda não abandonei as esperanças de que a racionalidade econômica irá prevalecer no final das contas. De qualquer modo, toda a atenção é necessária neste momento.

 

Em termos de portfólios, seguimos com proteções/hedges acima da média, no câmbio e no Ibovespa. Estamos com alocações em gestores ativos que deveriam conseguir navegar cenários de mais volatilidade e maior incerteza.

 

No cenário internacional não há grandes novidades além do que já foi reportado ontem. A manhã está sendo de leve otimismo nos mercados. Destaque para o Euro acima de 1.19 e para o Ouro novamente acima de 2.000.

 



Em relação ao quadro técnico, a pesquisa mensal da Merrill Lynch, a mais completa e respeitada do mercado, mostra um aumento do otimismo, um desconforto com “valuations” e a Pandemia ainda como o maior risco em torno do cenário:









Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Juros Brasil

Daily News – Brasil: Para o Alto e Avante – Parte II

Daily News – Brasil: Para o Alto e Avante?