Daily News – Devagar, e sempre.

Estamos amanhecendo com mais um dia de bom desempenho dos ativos de risco, no que está se tornando um momento bastante positivo para os mercados internacionais. Grande parte dos índices de bolsa americanos já operam acima de suas máximas históricas, por exemplo.

 

Não quero soar repetitivo, mas seguem alguns vetores de sustentação aos preços:

 

Liquidez global abundante via injeção dos bancos centrais; pacotes fiscais de tamanhos sem precedentes; baixa liquidez dos mercados, com o verão e as férias no hemisfério norte; expectativas de recuperação econômica (vide gráfico abaixo); juros baixos; são apenas alguns desses argumentos.

 


Não parece, neste momento, haver motivos óbvios para uma inversão de tendência. Acomodações ou realizações de lucros são sempre naturais e esperadas. Contudo, existem riscos que precisam ser monitorados para eventuais mudanças de cenário. São eles:

 

Eleição americana; recuperação econômica mais lenta do que o imaginado (ou precificado); Nova onda de Covid (vide gráfico abaixo); fim dos pacotes fiscais; relação entre EUA e China se deteriorando; são alguns desses riscos que, por ora, estão longe de ser cenário base, mas precisam ser monitorados e levados em conta na hora das alocações.

 


No Brasil, a terça-feira foi de bom desempenho dos ativos de risco, após as sinalizações do Presidente e do Ministro Paulo Guedes, como comentei aqui na manhã de ontem, aqui: https://mercadosglobais.blogspot.com/2020/08/daily-news-digo-ao-povo-que-fico.html.

 

No geral, estamos em um período de menor volatilidade e alguma tendência dos mercados. Não acredito que essa calmaria irá durar muito mais tempo. Não precisamos estar desalocados ou fora desta “onda” (ou podemos dizer, fora da “festa”), mas podemos administrar os portfólios de acordo com as mudanças de preço, de assimetrias e de cenário.

 

Fiquem atentos!

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Juros Brasil

Daily News – Brasil: Para o Alto e Avante – Parte II

Daily News – Brasil: Para o Alto e Avante?