Daily News – Fed: O que esperar das mudanças?

Estamos amanhecendo com poucas novidades no cenário, exceto pelo anúncio de que o Premier do Japão deverá renunciar devido ao seu estado de saúde.

 

No mundo, o destaque das últimas horas ficou por conta do discurso de Jay Powell, Presidente do Fed, onde ele anunciou uma mudança relevante na forma do Banco Central de fazer política monetária.

 

De forma superficial e bruta, essa mudança do Fed significa que não irão elevar os juros de maneira preventiva para evitar uma inflação prospectiva mais alta. Só devem elevar os juros reativamente, após a alta da inflação. Na média, deveremos conviver com juros baixos por mais tempo (a depender da inflação, obviamente).

 

O meu medo é o dia que a inflação subir, e subir rápido (se um dia isso acontecer). O Fed pode acabar errando o timing da alta de juros por achar que a inflação alta é apenas pontual.

 

Outro ponto: Os juros longos já são muito baixo, não me parece que esta mudança ajuda a tirar mais prêmio de risco da parte longa da curva. Vai ajudar o mercado no curto-prazo, mas pode ter consequências de longo-prazo bastante perigosas. Este é apenas um receio meu...

 

Assim, conclui que (vide aqui: https://twitter.com/DanKawa2/status/1298975590616379392?s=20): ~

 

O Fed irá inflar o mercado até ter inflação. Vai ser muito difícil adivinhar este ponto de inflexão. Quando ele vier, vai ser rápido e devastador.

 

No Brasil, seguimos na expectativa do que será o próximo passo da equipe econômica em termos de reformas e rede de proteção social, para podermos fazer uma avaliação mais consistente do que esperar do Brasil em termos de performance e desempenho.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Juros Brasil

Daily News – Brasil: Para o Alto e Avante – Parte II

Daily News – Brasil: Para o Alto e Avante?