Daily News – Brasil: Sinais...?

Após um breve “sell-off” das bolsas no final do dia de ontem, os mercados estão amanhecendo novamente em tom mais positivo. O destaque da terça-feira ficou por conta da forte quedas dos metais precioso, como Ouro e Prata.

 

Eu já tinha trazido para este fórum, no passado recente, a discussão de que a correlação do Ouro com as bolsas tinha se tornado positiva. Assim, a utilização dele como “hedge” nos portfólios poderia ter se tornado mais arriscada, ou fazia menos sentido. O movimento de ontem apenas reforçou minha visão.

 

No Brasil, a Ata do Copom reafirmou a posição do Banco Central em interromper, pelo menos momentaneamente, o ciclo de queda de juros. Houveram sinalizações para ambos os lados no documento, deixando espaço para cortes adicionais na eventualidade de certas condições serem atingidas. Todavia, o “sarrafo” para novos cortes ficou certamente mais elevado.

 

No inicio da noite de ontem, dois importantes secretário do ministério da economia pediram demissão: https://valor.globo.com/brasil/noticia/2020/08/11/mais-dois-secretarios-do-ministerio-da-economia-pedem-demissao.ghtml.

 

Não acredito que o dia-a-dia do Ministério será afetado, mas certamente é uma sinalização ruim, dadas as características liberais e pro-mercado, além da interlocução com a economia real, que estes dois nomes tinham dentro da equipe econômica.

 

Essas baixas seguem a perda de importantes nomes, como o de Mansueto e Caio Megale. Certamente, se a agenda estivesse caminhando na direção pretendida por Paulo Guedes no começo do mandato, essas baixas não estariam ocorrendo.

 

Sendo assim, não acredito que seja o “fim da linha” para o país e a agenda de reformas, mas não podemos minimizar essas perdas e os sinais que elas trazem para o ambiente econômico e a agenda de reformas e privatizações.

 

Acredito que esses eventos devam manter a pressão para um “steepening” da curva de juros e um dólar estruturalmente mais depreciado. Os eventos podem trazer alguma performance relativa mais negativa para a nossa bolsa.

 

Na Europa, a produção industrial de junho apresentou forte alta, mas ainda está muito aquém do patamar pré pandemia:

 


Na Inglaterra, o mesmo comentário vale para o PIB mensal:

 


No que tange aos mercado, temos visto um movimento bastante agressivo de performance relativa mais positiva de “Value” contra “Growth”, após um “longo e tenebroso inverno” para os ativos de “Value”:


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Juros Brasil

Daily News – Brasil: Para o Alto e Avante – Parte II

Daily News – Brasil: Para o Alto e Avante?