Daily News – Brasil: Incertezas continuam.

A noite foi de poucas novidades. Exceto por uma pequena realização de lucros nas bolsas da Ásia, lideradas pelos índices da China, a manhã está sendo de estabilidade dos mercados.

 

O destaque de ontem ficou por conta da forte apreciação do câmbio(BRL / Real) no Brasil. Comentei mais a fundo sobre isso, aqui: https://www.linkedin.com/posts/dan-kawa-78361130_d%C3%B3lar-o-destaque-do-dia-ficou-por-conta-activity-6704169378943942656-aQ5y.

 

Gostaria de adicionar dois pontos: (1) Um pré pagamento de US$2bi de dívida por parte da Petrobras e (2) Uma recomendação do BofA para compra do BRL. Estes dois vetores devem ter ajudado o movimento de ontem, que ainda não me parece estrutural.

 

Ainda no Brasil, a Goldman Sachs fez um interessante estudo sobre a mobilidade no país. Vemos claros sinais de recuperação, mas em patamar ainda muito inferior ao que era antes da pandemia.

 



A minha tese de que a recuperação será errática e heterógena entre setores da economia e regiões do mundo fica ainda mais evidente nestas tabelas acima.

 

No tocante aos pacotes econômicos, ainda há muitas dúvidas, muito ruído e muita incerteza.

 

Continuo a ver especulações em torno da situação de Paulo Guedes no governo: https://economia.uol.com.br/colunas/carla-araujo/2020/08/25/guedes-falta-a-evento-no-planalto-explicita-insatisfacao-e-expoe-fritura.htm.

 

Na Europa, estudo do Morgan Stanley mostra a importância do turismo para vários países da região, especialmente aqueles na periferia da Europa. A pandemia pode trazer impactos negativos da ordem de 2% a 8% do PIB em vários desses países:

 






Para finalizar o comentário de hoje, gostei bastante da tese de um grande gestor local de que os Bancos Centrais irão inflar os ativos até que apareça inflação. Já tivemos números mais altos no mês passado, mas ainda é muito cedo para acreditar que seja uma tendência.

 


De qualquer modo, este tema, assim como as eleições nos EUA, estará no foco nos próximos meses.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Juros Brasil

Daily News – Brasil: Para o Alto e Avante – Parte II

Daily News – Brasil: Para o Alto e Avante?