Daily News – Petróleo em Foco. Aversão a Risco.


Tentarei ser breve neste comentário de feriado no Brasil. Estamos acordando com mais um movimento de aversão a risco no mundo e, neste momento, tudo gira em torno do Petróleo.

Ontem vimos um movimento histórico, porém muito técnico, onde o primeiro contrato de futuros do Petróleo WTI operou em níveis negativos e com fortíssima queda – superior a 100%.

O movimento é explicado pela ausência de demanda e pela falta de lugares para estocar a commodity. Assim, quem estava comprado em contrato futuro corria o risco de ter um vencimento físico e não ter o que fazer com os barris de petróleo que receberiam.

Era mais racional e viável vender estes contratos, nem que fosse “pagando” para alguém ficar com eles.

O movimento teve muito de questões técnicas, mas tem sinais importantes e consequências relevantes ao cenário. Primeiro, a ausência de demanda é real e aguda. Isso poderá ser observado em outras commodities e outros produtos globais.

Segundo o que ocorreu com o petróleo é apenas um sinal de contágio, de vários outros que devemos receber nos próximos dias e semanas. Acho muito difícil que não teremos “corpos boiando” neste mar de petróleo, assim como outras consequências nefastas da crise.

Por isso que no dia 16 de abril escrevi o seguinte (aqui: https://mercadosglobais.blogspot.com/2020/04/daily-news-cenario-possiveis.html):

Vejo um curto-prazo (1 a 3 meses) de volatilidade ainda alta, mas sem grandes tendências para depois (3 a 6 meses) buscarmos um dos seguintes cenários: 

(1) O Coronavírus se mostra controlado e a economia global volta a sua trajetória de recuperação. Isso levaria à uma tendência mais positiva e estrutural dos ativos de risco.

(2) A reabertura da economia se mostra mais difícil. Novas ondas de contaminação aparecem e a retomada do crescimento se mostra de difícil execução. Neste caso, retornamos a um ambiente de pressão negativa nos ativos de risco.

Em suma, o cenário ainda é extremamente incerto para acreditar em uma nova tendência estrutural de alta dos ativos de risco. Ainda trabalho com um portfólio balanceado, com caixa acima da média, novas proteções a despeito de acreditar que haja valor estrutural na bolsa e no mercado de crédito.

Ontem falei um pouco sobre o mercado no curto-prazo, aqui: https://www.youtube.com/watch?v=v3Gy_CSxZUA&t=293s.

E escrevi um começo de nova tese de cenário, aqui: https://mercadosglobais.blogspot.com/2020/04/um-novo-cenario.html


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Juros Brasil

Daily News – Brasil: Para o Alto e Avante – Parte II

Daily News – Um Risco de Cauda Positivo?