Risk-On!


A semana começou com mais um movimento clássico de “risk-on”, caracterizado por: bolsas em alta, abertura de taxa de juros, bom desempenho das moedas e dos ativos emergentes e dólar fraco no geral.

Sem mudanças relevantes de cenário, exceto pelos já comentados dados mais positivos da China durante a noite: https://mercadosglobais.blogspot.com/2019/12/daily-news-sinais-positivos-da-china.html.

Dia interessante de Brasil, com forte queda do dólar, abertura de taxa de juros e bom desempenho das “small caps” em relação ao índice, pressionado por bancos – rumores de CPMF – e pela Petrobras – overhand de potencial venda do BNDES.

Sigo vendo o dólar respeitando sua banda de 4,0-4,2 até que tenhamos uma visão mais clara da direção estrutural do dólar no mundo.

O mercado de juros parece ter passado pelo seu melhor momento em 2019, com forte fechamento de taxas e baixa volatilidade. A partir de agora, os ganhos serão mais módicos e táticos. “Timing” será fundamental.

Gosto das NTN-Bs mais longas, por acreditar que taxas reais acima de 3% ainda são uma distorção no mundo, em especial com a melhora do quadro fiscal do país.

Finalmente, o bom desempenho das ações cíclica locais contra os grandes componentes do índice é um tema antigo e tese importante deste fórum.

Em junho/julho já escrevia sobre isso (vide um dos posts aqui: https://mercadosglobais.blogspot.com/2019/07/bolsa.html) onde o Smal11 subia 25% - já sobe 50% este ano com o maior descolamente ao BOVA11 dos últimos tempos.



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Juros Brasil

Daily News – Brasil: Para o Alto e Avante – Parte II

Daily News – Brasil: Para o Alto e Avante?