Daily News – Sinais positivos da China, mas negativos na Europa.


Os ativos de risco estão abrindo a semana em tom positivo, dando sequencia ao movimento dos últimos dias/semanas e ainda digerindo o anuncio do acordo comercial entre EUA e China. Comentei um pouco mais sobre isso no final de semana, aqui: https://mercadosglobais.blogspot.com/2019/12/daily-news-onde-estamos.html.

Durante a noite, o destaque ficou por conta dos dados mais positivos de atividade econômica na China. Vimos uma evidente recuperação das vendas no varejo e da produção industrial em novembro, a despeito da estabilidade do Fixed Asset Investment.

A recuperação desses números é positiva e indica estabilização do crescimento. Contudo, ainda é cedo para afirmar que estamos em uma trajetória consolidada de estabilização ou recuperação. Neste ciclo econômico, já tivemos outros meses de “falsos sinais positivos”, que foram seguidos de novas rodadas de desaceleração.

De qualquer forma, o mercado já vinha precificando uma estabilização da economia global e os números desta noite confirmam, pelo menos temporariamente, este cenário:


Na Europa, contudo, os PMIs divulgados essa manhã mostraram queda adicional nos indicadores de Manufatura, mesmo com estabilização ou leve recuperação dos indicadores de Serviços. Seguimos com sinais de uma recessão manufatureira global, mesmo que os mercados tenham precificado, nos últimos meses, uma recuperação nesta frente.

#Manufacturing #PMI flash December 2019 45.9 vs 47.3 exp: PR 46.9.#Services 52.4 vs 52.0 exp. Pr 51.9.Comp 50.6 vs 50.7 exp. Pr 50.6.

Finalmente, diante dos sinais de estabilização do crescimento e de um acordo, mesmo que temporário, entre EUA e China, vemos uma deterioração do quadro técnico, com o mercado cada vez mais otimista e precificado para uma melhora adicional do cenário:




Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Juros Brasil

Daily News – Brasil: Para o Alto e Avante – Parte II

Daily News – Brasil: Para o Alto e Avante?