Daily News – Crescimento global segue pressionado.


Os ativos de risco estão abrindo o dia em tom positivo, dando continuidade ao movimento dos últimos dias. A esperança de um acordo comercial entre EUA e China continua a ser o principal vetor de sustentação do mercado.

A agenda de hoje terá como foco os dados de emprego nos EUA. Um número muito fraco pode trazer de volta à tona a discussão em torno de uma desaceleração mais acentuada da economia. Caso contrário, voltaremos a olhar para as negociações entre EUA e China como principal guia para a dinâmica dos mercados.

O mercado me parece muito forte e bem sustentado, mesmo diante de sinais ambíguos da relação entre EUA e China e com uma nova rodada de dados econômicos mais fracos ao redor do mundo.

Na Alemanha, a produção industrial de outubro apresentou queda de 1,7% MoM e caiu 5,7% YoY, muito abaixo das expectativas. Isso está longo de me parecer um sinal claro e inequívoco de estabilização da economia global:




Sigo com visão cautelosa para o cenário global e recomendando portfólios mais defensivos. Continuo otimista com o Brasil  e sua bolsa. Vejo o dólar respeitando sua banda recente (4,0-4,2) e não gosto do risco/retorno do mercado local de juros, exceto por algum carrego nas NTN-Bs longas.

Entendo que uma eventual correção ou volatilidade externa possa afetar a bolsa local, mas vejo um cenário construtivo e a possibilidade de descolamento em prazos mais longos.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Juros Brasil

Daily News – Brasil: Para o Alto e Avante – Parte II

Daily News – Brasil: Para o Alto e Avante?