Daily News – Cuidado com os excessos.


Os ativos de risco estão abrindo a semana em tom relativamente estável. Acredito que, no curto-prazo, a direção da Guerra Comercial será o principal vetor para determinar a dinâmica dos ativos de risco.

Por ora, os investidores têm ignorado qualquer número ou sinal econômico como “driver” de mercado e colocado todas as atenções na Guerra Comercial. Este quadro ainda tem sido ajudado por uma sazonalidade de final de ano, em que a liquidez costuma ser menor e os retornos dos ativos positivos.

Minha visão de curto-prazo é de que este ambiente mais positivo pode continuar até que fiquem mais claros os desafios de longo-prazo, ou na eventualidade da Guerra Comercial não ser endereçada.

Minha visão de longo-prazo continua mais cautelosa em relação ao cenário econômico global e as perspectivas de retornos para os ativos globais de risco. Isto é, os preços não justificam os fundamentos.

Acho que estamos entrando em uma fase perigosa do ciclo, e que tudo parece positivo e favorável, mas com preços pouco atrativos e o acúmulo de riscos em torno do cenário base. Esta fase pode durar por algum tempo (semanas ou meses), mas geralmente é seguida de alguma correção mais rápida e acentuada. Nunca é fácil acertar o “timing” deste processo,

O mesmo vale para o Brasil. Sigo bastante otimista com o país – ao contrário de minha cautela externa – mas fico preocupado com a onda de “oba oba” que vejo em alguns mercados e ativos no curto-prazo. Aqui, sou mais otimista a longo-prazo, mas tenho preocupação com os excessos de curto-prazo.

Ao longo do final de semana fiz atualizações de cenário, que podem ser conferidos aqui:https://mercadosglobais.blogspot.com/.

Abaixo, segue um pequeno panorama do quadro técnico do mercado:




Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Juros Brasil

Daily News – Brasil: Para o Alto e Avante – Parte II

Daily News – Brasil: Para o Alto e Avante?