Daily News – Reflação!


Os ativos de risco estão abrindo a semana em tom positivo, com movimentos claros de “Reflação” no mundo. Destaque para a alta das bolsas e para a forte elevação das taxas de juros no mundo desenvolvido.

O destaque do final de semana ficou para a recuperação do PMI da China, que sem dúvida alguma é o principal vetor de sustentação deste movimento essa manhã. Comentei sobre isso no sábado, aqui: https://mercadosglobais.blogspot.com/2019/11/china-recuperacao-vista.html.

Ainda no final de semana, as exportações de novembro na Coreia do Sul apresentaram sinais de estabilização. O número parou de piorar – o que pode estar sendo visto como positivo por alguns – mas se manteve em patamar ainda muito baixo e deprimido:


Na Área do Euro, a situação do PMI de novembro é semelhante. Há sinais de estabilização, mas em patamar ainda bastante deprimido, condizente com um crescimento baixo:



As eleições na Alemanha trouxeram uma vitória ao campo mais à esquerda, o que ascendeu o debate em torno da possibilidade de uma política fiscal mais frouxa no país. Este é um vetor adicional de estímulo ao movimento de “Reflação” no mundo neste começo de semana.

Entrando no mérito da Guerra Comercial, a China anunciou retaliações contras os EUA após a assinatura a nova legislação referente a Hong Kong. Além disso, a sinais (segundo a agência de notícias Axio) de que as negociações em torno de um acordo comercial seguem sem evolução concreta:




Finalmente, estamos migrando para um final de ano em que os portfólios padrões de 60% alocado em Ações e 40% alocado em Renda Fixa estão apresentando desempenho extremamente positivo, mesmo para os padrões históricos:


No Brasil, mantido este humor positivo, devemos seguir o humor global a risco. Há riscos no cenário e o mercado parece bem precificado para uma recuperação do crescimento e um acordo comercial entre China e EUA.

Contudo, o mercado está em uma sazonalidade positiva e mostrando sinais claros de sustentação e robustez. Sigo vendo um curto-prazo ainda positivo, mas um longo-prazo desafiador do ponto de vista internacional.



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Juros Brasil

Daily News – Brasil: Para o Alto e Avante – Parte II

Daily News – Brasil: Para o Alto e Avante?