Daily News – Momento de buscar proteções.


Os ativos de risco estão operando em tom negativo, puxados pela queda das bolsas. Não há notícias relevantes no cenário. Ontem, comentei sobre os excessos de alguns preços e sobre o acumulo de alguns riscos que poderiam trazer uma consolidação ou realização do mercado (vide aqui: https://mercadosglobais.blogspot.com/2019/12/daily-news-cuidado-com-os-excessos.html).

A Guerra Comercial ainda deve dar o tom da dinâmica de curto-prazo, mas a semana será recheada de eventos relevantes, como a decisão do Fed, a decisão do Copom, as tarifas agendadas para 15 de dezembro, entre outros.

Interessante notar que a volatilidade implícita do Ibovespa está nos pisos de cerca de 10 anos. A despeito de eu ainda ser bastante otimista com o cenário local e a bolsa do país, acho que o momento seja oportuno para adicionar algumas proteções (hedges) através de puts/spreads de Ibovespa.

Obs: Gráfico da Bloomberg postado por Ivan Kaiser no Tweeter

Gosto dos vencimentos de fevereiro. Vejo alguns riscos/retornos favoráveis em strikes entre 6%/7% fora do dinheiro com strikes 9%/10% fora do dinheiro, com bandas de 4mil a 5 mil pontos e com potencial alavancagem de 7x a 9x (ganho potencial) do capital investido.

Reforço que vejo está estratégia como uma proteção, onde o que será alocado seja uma parcela muito pequena do capital, com foco em preservação de capital para quem já está bem alocado em renda variável e ativos do Brasil em geral.

Na China, o CPI apresentou forte alta. Uma vez mais, a alta foi liderada por alimentação e preço dos Porcos, devido a gripe suína e a crise de abastecimento de proteína animal que assola o país.

Os núcleos de inflação seguem comportados, assim como o PPI. A alta era esperada e não altera o cenário para uma política monetária expansionista no país.





Finalmente, o Congresso dos EUA trabalha em mais uma medida que atrapalha a relação junto a China. Todas as medidas aprovadas nas últimas semanas, reforçam meu receio de que a relação entre os dois países está mudando estruturalmente e não será resolvida de maneira rápida, fácil e estrutural: https://www.wsj.com/articles/congress-wants-to-ban-chinese-buses-railcars-in-defense-bill-11575927925

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Juros Brasil

Daily News – Brasil: Para o Alto e Avante – Parte II

Daily News – Brasil: Para o Alto e Avante?