Brasil: Para o alto e avante!


Este é o último Mercados Globais antes do Natal. O fórum irá fazer uma pequena pausa para recarregar as baterias. Aproveito para desejar boas festas e um prospero ano novo a todos.

Nesta quinta-feira tivemos a divulgação do CAGED, número de criação de vagas de trabalho no mês de novembro. A criação beirou as 100 mil vagas, muito acima das expectativas.

O número de hoje se soma a outras várias evidências de que estamos consolidando o ciclo de recuperação da economia do país.

A recuperação do crescimento e do emprego eram pilares importantes de sustentação para a política econômica liberal que vem sendo adotada no país nos últimos meses.

Ver a consolidação deste cenário é extremamente positivo para o país, não apenas para os ativos financeiros, como para toda a sociedade.

Com este pano de fundo, o dia foi marcado por mais uma forte alta das ações cíclica locais e das “small-caps”, além de mais uma relevante abertura de taxa de juros.

Eu continuo sendo da opinião de que o risco/retorno da curva de juros, nos atuais níveis, e no atual estágio do ciclo econômico, não é favorável. Prefiro buscar alocações em outras classes de ativos.

Em relação a bolsa, sigo bastante otimistas com a direção do país e do mercado local de renda variável, mas vejo com certo receio e preocupação a dinâmica de algumas ações nos últimos dias.

Não quero ser o “profeta do apocalipse”. Entendo que estamos no meio de um “bull market”. Ainda há amplo espaço para valorização, sustentado não apenas pelos fundamentos econômicos, como por fluxos e crescimento de lucros.

Contudo, alguns ativos já precificaram de maneira muito rápida a melhora do cenário. Não vejo motivos para mudança de tendência, mas é razoável supor que podemos passar por alguma consolidação ou acomodação em algum momento.

Quando o ciclo estiver mais maduro, e acho que isso irá demorar ainda alguns anos, certamente iremos separar o “joio do trigo”. Certamente teremos empresas e ações vencedoras, mas teremos empresas “quebradas” e ações “dizimadas”.

Na atual fase do ciclo, tudo sobe ao mesmo tempo e em magnitudes parecidas. Não parece ser o momento de se preocupar com mudança de tendências, mas já acho que estamos em níveis de curto-prazo que merecem alguma atenção.

Comentários

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Juros Brasil

Daily News – Brasil: Para o Alto e Avante – Parte II

Daily News – Brasil: Para o Alto e Avante?