Daily News – Recuperação.


Os ativos de risco estão apresentando leve recuperação, após o “sell-off” verificado ontem. A deterioração do PMI nos EUA e a piora nas perspectivas para a Guerra Comercial foram dois temas que pressionaram os ativos de risco na segunda-feira.

Não há novidades relevantes no cenário. O mercado parece precificado “a perfeição” de uma recuperação mais robusta do crescimento e vislumbrando um acordo comercial. O cenário econômico apresenta sinais de estabilização através dos PMIs, mas ainda em patamar frágil.

Abaixo, podemos ver a evolução do SPX e do PMI global:



Na China, os problemas no sistema financeiro se acumulam e elevam a preocupação em torno da estabilidade financeira do país: https://www.bloomberg.com/news/articles/2019-12-02/founder-group-faces-fresh-test-as-285-million-bond-comes-due.

No Brasil, os dados recentes confiram que estamos em um estágio inicial do ciclo econômico. Isso deverá ficar mais evidente ao longo de 2020, mostrando um diferencial de crescimento e robustez em relação ao resto do mundo.




Ontem foi um dos poucos e primeiros dias que está dicotomia entre o cenário global e local ficou mais evidente nos ativos de risco, com bom desempenho de Brasil a despeito da pressão internacional.

Sigo com viés mais cauteloso com o cenário internacional como um todo, porém otimistas com Brasil. Está tem sido a tônica de todo este ano. Nos últimos meses, tenho errado ao estar mais cauteloso com o cenário internacional, mas sigo não vendo motivos concretos para alterar está visão estrutural.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Juros Brasil

Daily News – Brasil: Para o Alto e Avante – Parte II

Daily News – Brasil: Para o Alto e Avante?