Final de Semana


No Brasil, pesquisa Datafolha mostrou melhora na avaliação do governo. A melhora ocorre ao mesmo tempo em que vemos sinais de recuperação do crescimento.

"It's the economy, stupid" (É a economia, idiota) é uma pequena variação da frase "The economy, stupid" (A economia, idiota), cunhada em 1992 por James Carville, então estrategista da campanha presidencial de Bill Clinton contra George H. W. Bush, presidente dos Estados Unidos na época.

A frase era uma das três mensagens nas quais os trabalhadores da campanha de Clinton deveriam se focar. Fonte: Wikipedia.

Como acredito que estamos no estágio inicial deste ciclo de recuperação, podemos entrar em um ciclo virtuoso para o país nos próximos anos.


Na China, vimos uma nova deterioração nos dados de exportação e importação do mês de novembro. Os números estão em dissonância com a recuperação dos PMIs, mas em linha com os dados de produção industrial de países como Alemanha e Japão.

Não vejo sinais claros e inequívocos de que o mundo já tenha deixado para trás o pior estágio deste ciclo de desaceleração. Os sinais de fragilidade continuam.

Interessante observar a abertura do indicador, que mostra recuperação nas importações de Soja. Vale lembrar que a China passa por uma crise de abastecimento de proteína animal e soja e um dos insumos desta indústria. A Guerra Comercial também tem distorcido os dados mensais da balança comercial.

#China bought 8.28M tons of #soybeans last month, the most since August, according to customs data. *That’s up 34% from October and 54% from a year ago. *While the source wasn’t disclosed, It's likely that a significant amount came from the U.S.




O domingo foi de novos e grandes protestos em Hong Kong. Contudo, aparentemente pacíficos. Não há sinais de arrefecimento da situação social no “país”, mas também não há motivos claros para uma reação ou contágio dos mercados financeiros globais neste momento.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Juros Brasil

Daily News – Brasil: Para o Alto e Avante – Parte II

Daily News – Brasil: Para o Alto e Avante?