The Weekend in Review

Dada a importância dos eventos recentes, acho válido fazer uma breve atualização dos eventos do final de semana.

 

Continuo vendo muita incerteza no cenário de curto-prazo e não descarto movimento negativos mais acentuados. Contudo, os movimentos recentes, em vários mercados, já precificam parte desta incerteza. Como será sempre difícil acertar os pontos de inflexão, gosto de começar a recompor posições em ativos que estava abaixo da média, como a bolsa dos EUA.

 

Ao mesmo tempo, gosto de manter proteções para riscos de cauda, caso o cenário acabe transcorrendo de maneira mais negativa do que o que imagino no curto-prazo.

 

Acredito que continuaremos a viver em um ambiente de mais volatilidade do que o período entre 2009 e 2019. Isso demanda uma postura mais proativa e, muitas vezes, mais tática e atuante.

 

Eleição Americana – Já temos mais de 90 milhões de votos, cerca de 70% de todos os votos das últimas eleições. As pesquisas nacionais continuam apontando Biden como amplo favorito. Contudo, algumas pesquisas locais mostram uma melhora na “derivada” para Trump. Além disso, a corrida pela Senado parece mais apertada do que o imaginado anteriormente.

 

Será fundamental para o cenário a composição entre a presidência e o congresso. Isso será determinando para a direção dos mercados.

 

Pandemia – Além de Alemanha e França, o Reino Unido anunciou um “lockdown” mais agressivo no final de semana. Países menores da Europa, como a Áustria, por exemplo, também estão sendo obrigados a adotar postura mais apertada para conter o avanço do vírus.

 

Sigo esperando um curto-prazo mais negativo. Contudo, uma vez o ciclo de infecção sendo controlado, e com o devido suporte fiscal e monetário, o mundo poderá se recuperar ao longo de 2021. O desenvolvimento da vacina também é um vetor de suporte de longo-prazo.

 

China – Os PMI´s de outubro ficaram acima das expectativas, confirmando um quadro de continuidade da recuperação. A Ásia tem sido a região que melhor conseguiu endereçar a pandemia. Acredito que um misto de cultura, tecnologia e organização estão sendo fundamentais para este cenário mais construtivo do que o resto do mundo.





*As análises e opiniões são pessoais e não representam, necessariamente, uma visão institucional.

 

Dan H. Kawa

Chief Investment Officer (CIO)

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Juros Brasil

Daily News – Brasil: Para o Alto e Avante – Parte II

Daily News – Brasil: Para o Alto e Avante?