The Day After.

Com as eleições americanas chegando a uma resolução, acho interessante fazer um resumo dos cenários possíveis e do que eu tenho lido, de forma superficial, sobre o tema:

 

Biden + Senado Democrata: Podemos esperar amplo pacote fiscal (superior a $2tri) e um pacote de infraestrutura. Aumento de impostos e regulação podem impactar alguns setores de maneira relevante. Cenário positivo para os mercados, em geral, mas grande diversificação entre setores. Alta das bolsas (focada em cíclicos e setores de “valor”), dólar fraco, commodities em alta e ambiente menos negativo para países emergentes. Cenário ambíguo para Brasil, devido as questões ambientais.

 

Trump + Senado Republicano: Um pouco de mais do mesmo do que vimos nos últimos anos. Impostos baixos, política externa agressiva, menos globalização, pressão em cima da China. Ambiente misto para bolsa (positivo para o setor de “crescimento” e “tech), dólar forte, pressão em emergentes e commodities. Cenário ambíguo para Brasil pois, a despeito do bom relacionamento do governo Bolsonaro com Trump, o dólar forte e a política externa agressiva com relação a China podem impactar negativamente.

 

Presidente e Senado de partidos opostos: Cenários pouco triviais. Para mercado, dependerá muito da evolução da pandemia e da economia. A ações políticas tenderão a ser mais reativas do que proativas. Por exemplo: Será difícil, como tem sido, aprovar um pacote fiscal amplo e agressivo. Contudo, se a economia piorar e/ou o mercado reagir negativamente, a classe política será levada a um compromisso.

 

*As análises e opiniões são pessoais e não representam, necessariamente, uma visão institucional.

 

Dan H. Kawa

Chief Investment Officer (CIO)

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Juros Brasil

Daily News – Brasil: Para o Alto e Avante – Parte II

Daily News – Brasil: Para o Alto e Avante?